Amortecedor transforma em energia a vibração dos buracos na pista
CARROS MAIS ECONÔMICOS
Do blog ECOnsciência
Um amortecedor automotivo chamado GenShock, além de absorver os impactos nas rodas, é capaz de transformar em energia elétrica a trepidação gerada por buracos e irregularidades na pista.
Com o equipamento, uma equipe Instituto Tecnológico de Massachusetts conseguiu aumentar em 10% o rendimento do combustível.
O ‘público-alvo’ são fabricantes de veículos pesados, como ônibus e caminhões.
A ideia surgiu quando um grupo de estudantes do MIT tentou descobrir onde a energia, nos automóveis, estava sendo desperdiçada.
Então eles começaram a alugar carros, ônibus e caminhões de diferentes modelos, analisando seus amortecedores e quantificando a energia desperdiçada.
Assim que obtiveram os dados, desenvolveram protótipos que coletassem e armazenassem essa energia, para uso em outras áreas do automóvel.
Em seus testes, perceberam que em um caminhão com 6 amortecedores, a energia gerada era equivalente a 1 kW – o suficiente para neutralizar a carga de um alternador grande, usado em veículos desse porte. Com menos peso, menos combustível é necessário.
Com o GenShock uma companhia grande que precise usar bastante o serviço de transporte, como a rede Wal-Mart, chegaria a economizar 13 milhões de dólares por ano em combustível.
Mais no MITNews
Um invento sem dúvida muito interessante. Certamente, porém, as empresas petrolíferas impedirão que essa invenção chegue ao Brasil, principalmente a Goiás, pois se são os buracos na pista que fazem render mais o combustível, então os goianos baixariam seu consumo quase a nada, tal é a precariedade das rodovias em Goiás.
Hehehe… Boa, José Luiz!