Aplicativo “verde” para celulares e iPhones a favor da ecologia
Do blog ECOnsciência
Já pensou se, antes de fazer suas compras, você puder ter a certeza de que o produto escolhido não contém elementos cancerígenos em sua composição? E também que a empresa que o fabricou é amiga do planeta? Pois nos EUA isso já é realidade, com o aplicativo GoodGuide para celulares e iPhones.
GOODGUIDE GARANTE UMA COMPRA SUSTENTÁVEL
Por Tania Menai, de Nova York *
Por mais que você tente entender um rótulo de um produto, como saber se ele faz bem para você ou para o planeta? Será que ele foi fabricado com o mínimo de responsabilidade social? Qual o teor de produtos químicos? Será que alguns deles são cancerígenos?
Imagine descobrir isso tudo e, assim, poder tomar decisões inteligentes e conscientes em suas compras, em pleno supermercado.
Pode soar coisa de outro mundo, mas no nosso já existe: chama-se GoodGuide, um aplicativo para celulares e iPhones que revela todos esses segredos, ali, na prateleira. Basta escanear o código de barra para que você imediatamente tenha acesso a informações de conduta industrial, ecológica e de saúde, como, por exemplo, se a empresa utiliza ingredientes nocivos.
O aplicativo é gratuito e, hoje, já arquiva mais de 60 mil ítens vendidos nos EUA – de xampus de bebê a comidas. Os produtos são avaliados a partir de cerca de mil critérios e cada artigo entra em uma categoria.
Por exemplo, xampus: o critério número um é dissecar seus ingredientes e ver quais são tóxicos. O segundo, é saber qual o impacto que, tanto o liquido quanto a garrafa, terá no planeta, na comunidade, nos animais. E o terceiro pode ser mapear como tudo foi feito, desde a extração de uma árvore até o processo de distribuição.
Exagero? Bem-vindo então à era da Ecologia Industrial, uma nova ciência que estuda o impacto dos produtos que consumimos no planeta.
Os estadunidenses começaram a ter essa preocupação mais à flor da pele em 1997, quando descobriu-se que o amado tênis da marca Nike utilizava mão-de-obra “quase” escrava no Vietnã. A partir daí, consumidores tornaram-se mais exigentes e as empresas passaram a rever seus conceitos. “Além de nos preocuparmos com o que fazemos, devemos saber o que estamos comprando – e a ciência está cada vez mais precisa, capaz de medir o impacto deste consumo”, afirma Daniel Goleman, autor de Inteligência Ecológica.
GoodGuide é uma iniciativa de Dara O’Rourke, professor de políticas trabalhistas e ambientalistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que, um belo dia, em 2005, ao passar protetor solar em seu filho, leu atentamente o rótulo do produto. Descobriu, mais tarde, que um dos ingredientes era cancerígeno.
Com o GoodGuide, ele quer virar o mundo de cabeça para baixo. “Em vez de os departamentos de marketing das empresa dizerem aos consumidores no que eles devem acreditar, eles é que devem saber o que os consumidores desejam”, disse ele, que lançou seu site em setembro de 2008. No seu entender, para que as indústrias sobrevivam hoje, elas devem compreender que há um ingrediente bastante saudável em sua receita de sucesso: a transparência.
* Remix do Planeta Sustentável
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