BBB em queda no Ibope ainda fatura alto para a TV Globo
UM DIA A CASA CAI
Do ponto de vista de Ibope, o BBB12 vai mal das pernas. Até o momento é a segunda pior audiência do reality show desde sua estreia, em 2002. O que ainda segurou um pouco a onda foi a curiosidade do público para saber o que iria acontecer com o participante Daniel após o caso do “estupro”. De lá pra cá, foi ladeira abaixo.
Da primeira edição para a atual, o BBB perdeu mais de 35% em pontos no Ibope e quase um terço da participação nas TVs ligadas. Ou seja, um em cada três TVs na Grande São Paulo, referência do mercado telespectador e publicitário, tirou da Globo e pulou de canal ou foi tratar de fazer outra coisa menos nociva à inteligência.
Há quem defenda na Globo que a emissora dê um tempo nas cafajestadas do BBB em 2013. Tipo ficar um ano sem programa, para descansar o público de tanta estupidez dos participantes e do seu apresentador, Pedro Bial. Seria uma forma de tentar repensar o formato e tentar atrair a atenção do telespectador para o jogo novamente.
O problema é que o BBB ainda é extremamente rentável para a emissora — uma edição do BBB fatura mais do que toda a RedeTV! num ano –, embora mais do que nas edições anteriores venha se tornando extremamente prejudicial à imagem dos anunciantes.
Sintoma disso é que o volume de merchandising — aquelas inserções extras no programa — tenha caído mais de 20% este ano.
Com dados de Ricardo Feltrin