Blogs provocam nova revolução no mundo dos negócios
Empresas criam blogs para divulgar suas marcas na internet
Finalmente os empresários brasileiros começam a abrir os olhos para a importância e a penetração da blogosfera. Antes tarde do que nunca. A ferramenta tem sido considerada tão importante como as redes sociais Twitter e Facebook; produção passou a ser terceirizada.
Por Aiana Freitas *
No início do mês, dezenas de consumidoras tiveram seus nomes incluídos numa lista de espera para comprar um tamanco da marca Corello, tamanha foi a procura pelo modelo após o lançamento. O inusitado aqui não é o sucesso da venda em si, mas o fato de o produto ter sido lançado em um blog, ferramenta que começa a ser usada pelas empresas no Brasil como espaço de divulgação de marcas.
Diante do alcance e da amplitude que uma informação divulgada no blog pode ter, eles têm se tornado tão importantes para algumas empresas como as redes sociais, como o Twitter e o Facebook.
A produção, no início quase amadora, passou a ser terceirizada: equipes de jornalistas, designers e publicitários fazem o conteúdo. O objetivo é tornar o site complementar aos anúncios tradicionais, veiculados em mídia impressa ou na TV, e permitir a interação com o público.
A Corello criou o seu há três anos. Além de mostrar as novidades da marca, o Pé na Moda traz entrevistas e reportagens relacionadas ao universo feminino e conta 2 mil acessos diários. “O blog se tornou uma ferramenta indispensável para a marca. Ele fideliza as clientes e serve como complemento de um plano geral de mídia”, afirma Alice Ferraz, diretora criativa da agência de propaganda Ferraz Inteligência de Moda, que desenvolveu o projeto.
A agência já criou blogs também para marcas como Le Postiche, Costume, Lita Mortari e Arno. “Para dar certo, o blog precisa ter informação relevante para o público daquela marca, e não fazer apenas autopromoção.”
Branding. O blog também pode ajudar a construir ou modificar a imagem que uma marca tem para o mercado e para o público.
A marca de lingeries Hope, que passa por um processo de desindustrialização com foco no varejo, criou o Loucas por lingerie em julho. “Já tínhamos um trabalho com blogueiras de moda que divulgavam nosso trabalho. Decidimos criar o nosso porque consideramos que é uma ferramenta de branding muito interessante, que permite um retorno muito rápido das consumidoras”, afirma Sandra Chayo, gerente de marketing da empresa. O blog acumula cerca de 25 mil acessos por mês.
Desde o ano passado, a C&A mantém o blog Tá na vitrine, tá na C&A. “O blog foi a primeira ferramenta de redes sociais da marca. O retorno é excelente. É uma forma de estar perto do público, transmitir informação de moda e mostrar conteúdos e produtos da empresa”, diz o diretor de marketing, Élio França.
A tendência, ainda restrita ao mundo da moda, começou a ser amplificada pela indústria de esmaltes. As empresas do setor perceberam que poderiam gastar pouco e ter muita publicidade com a divulgação de seus lançamentos, em primeira mão, para blogs que tratam do assunto. O resultado é que hoje muitas delas, como Risqué e Mohda, têm os seus próprios endereços.
* Em O Estado de S.Paulo
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Oi:), chamo-me Sofia, sou de Portugal, estudo Filosofia e adorei muito a tua página! Muito linda sim, com conteúdos relevantes, fotos caprichadas… Coloquei nos meus marcadores para visitar sempre. Foi um prazer!:)
Você completou alguns bons pontos. Eu fiz uma pesquisa sobre o tema e descobri que a maioria das pessoas terá a mesma opinião sobre o assunto.
oi, possuis uma web page muito boa, gostei de o ler, e novamente aqui estou pois como estamos no natal Feliz Natal, e que para o ano venham muitas postagens para todos os blogues, sendo estes os votos de alegria dos bloguers!
Feliz Natal e um fantástico 2011
Amigo Paulo,
olhe essa matéria:
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/internet-tem-janela-para-controle-cultural-e-politico.html
Yesss!!!
oi adorei imenso o trabalho da tua página, bom trabalho! Eu também escrevo em blogs pois é muito gostoso e mata nossos stress!
O meu hobby é trabalhar na net.
Parabens.
Elanna