Blogs provocam nova revolução no mundo dos negócios

Blogs mudam negócios de empresas

Do Blog Chefe de Redação

Empresas criam blogs para divulgar suas marcas na internet

Finalmente os empresários brasileiros começam a abrir os olhos para a importância e a penetração da blogosfera. Antes tarde do que nunca. A ferramenta tem sido considerada tão importante como as redes sociais Twitter e Facebook; produção passou a ser terceirizada.

Por Aiana Freitas *

No início do mês, dezenas de consumidoras tiveram seus nomes incluídos numa lista de espera para comprar um tamanco da marca Corello, tamanha foi a procura pelo modelo após o lançamento. O inusitado aqui não é o sucesso da venda em si, mas o fato de o produto ter sido lançado em um blog, ferramenta que começa a ser usada pelas empresas no Brasil como espaço de divulgação de marcas.

Diante do alcance e da amplitude que uma informação divulgada no blog pode ter, eles têm se tornado tão importantes para algumas empresas como as redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

A produção, no início quase amadora, passou a ser terceirizada: equipes de jornalistas, designers e publicitários fazem o conteúdo. O objetivo é tornar o site complementar aos anúncios tradicionais, veiculados em mídia impressa ou na TV, e permitir a interação com o público.

A Corello criou o seu há três anos. Além de mostrar as novidades da marca, o Pé na Moda traz entrevistas e reportagens relacionadas ao universo feminino e conta 2 mil acessos diários. “O blog se tornou uma ferramenta indispensável para a marca. Ele fideliza as clientes e serve como complemento de um plano geral de mídia”, afirma Alice Ferraz, diretora criativa da agência de propaganda Ferraz Inteligência de Moda, que desenvolveu o projeto.

A agência já criou blogs também para marcas como Le Postiche, Costume, Lita Mortari e Arno. “Para dar certo, o blog precisa ter informação relevante para o público daquela marca, e não fazer apenas autopromoção.”

Branding. O blog também pode ajudar a construir ou modificar a imagem que uma marca tem para o mercado e para o público.

A marca de lingeries Hope, que passa por um processo de desindustrialização com foco no varejo, criou o Loucas por lingerie em julho. “Já tínhamos um trabalho com blogueiras de moda que divulgavam nosso trabalho. Decidimos criar o nosso porque consideramos que é uma ferramenta de branding muito interessante, que permite um retorno muito rápido das consumidoras”, afirma Sandra Chayo, gerente de marketing da empresa. O blog acumula cerca de 25 mil acessos por mês.

Desde o ano passado, a C&A mantém o blog Tá na vitrine, tá na C&A. “O blog foi a primeira ferramenta de redes sociais da marca. O retorno é excelente. É uma forma de estar perto do público, transmitir informação de moda e mostrar conteúdos e produtos da empresa”, diz o diretor de marketing, Élio França.

A tendência, ainda restrita ao mundo da moda, começou a ser amplificada pela indústria de esmaltes. As empresas do setor perceberam que poderiam gastar pouco e ter muita publicidade com a divulgação de seus lançamentos, em primeira mão, para blogs que tratam do assunto. O resultado é que hoje muitas delas, como Risqué e Mohda, têm os seus próprios endereços.

* Em O Estado de S.Paulo

* * *

Blog Chefe de Redação

5 thoughts on “Blogs provocam nova revolução no mundo dos negócios

  • 16 de julho de 2011 em 10:46
    Link permanente

    Oi:), chamo-me Sofia, sou de Portugal, estudo Filosofia e adorei muito a tua página! Muito linda sim, com conteúdos relevantes, fotos caprichadas… Coloquei nos meus marcadores para visitar sempre. Foi um prazer!:)

    Resposta
  • 1 de maio de 2011 em 11:56
    Link permanente

    Você completou alguns bons pontos. Eu fiz uma pesquisa sobre o tema e descobri que a maioria das pessoas terá a mesma opinião sobre o assunto.

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2010 em 22:52
    Link permanente

    oi, possuis uma web page muito boa, gostei de o ler, e novamente aqui estou pois como estamos no natal Feliz Natal, e que para o ano venham muitas postagens para todos os blogues, sendo estes os votos de alegria dos bloguers!
    Feliz Natal e um fantástico 2011

    Resposta
  • 15 de outubro de 2010 em 13:10
    Link permanente

    oi adorei imenso o trabalho da tua página, bom trabalho! Eu também escrevo em blogs pois é muito gostoso e mata nossos stress!
    O meu hobby é trabalhar na net.
    Parabens.

    Elanna

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *