Blogs vencedores do concurso internacional The BOBs 2011
The BOBs 2011
O blog “A Tunisian Girl” foi o ganhador da sétima edição do The BOBs, o concurso internacional de blogs da Deutsche Welle. O brasileiro “Vá de Bike” foi escolhido pelos usuários o melhor blog em português.
Neste ano, mais de 90 mil usuários de todo o mundo votaram através do Facebook e do Twitter para eleger os melhores blogs em alemão, árabe, bengali, chinês, espanhol, francês, indonésio, inglês, persa, português e russo.
O “Vá de Bike” nasceu da necessidade de promover o uso da bicicleta como meio de transporte “no país do automóvel”, principalmente em uma cidade com sete milhões de carro como São Paulo.
Paralelamente à votação dos usuários, um júri de renome internacional escolheu os ganhadores nas seis categorias multilíngues: Melhor Blog, Prêmio Repórteres sem Fronteiras, Melhor Uso da Tecnologia para o Bem Social, Prêmio Especial Direitos Humanos, Melhor Canal de Vídeo e Melhor Campanha de Ativismo Social.
O júri composto por 12 especialistas da mídia se reuniu nesta segunda-feira em Bonn, na Alemanha, para escolher os melhores entre os 187 nomeados. A blogueira e apresentadora brasileira Rosana Hermann representou a língua portuguesa no júri. Nesta terça-feira (12/04), a Deutsche Welle anunciou em coletiva de imprensa os vencedores dos prêmios.
Melhor Blog
A Tunisian Girl da blogueira tunisiana Lina Ben Mhenni foi escolhido o Melhor Blog pelo júri da sétima edição do The BOBs. Lina Ben Mhenni ensina na Universidade de Túnis e escreve seu blog em francês, inglês e árabe desde 2007.
Durante muitos anos, seu blog foi proibido no país, e por isso só era lido no exterior. Apesar dos riscos, ela transmitia informações a partir da Tunísia sobre a repressão e a censura sob o regime Ben Ali.
Durante a Revolução de Jasmim, no final de 2010 e começo deste ano, ela viajou para lugares como Sidi Bouzid e Kasrine para documentar a repressão e os assassinatos. Agora, ela mantém um olhar cuidadoso sobre o desenvolvimento político na nova Tunísia.
Prêmio Repórteres sem Fronteiras
O prêmio da ONG Repórteres sem Fronteiras vai este ano para o blog em língua espanholaCiudad Juarez, em La sombra Del narcotráfico, escrito pela jornalista Judith Torrea.
Criar um blog sobre o poder dos cartéis da droga na mesma cidade onde se mora não parece ser uma ideia muito sensata. Mas esse foi justamente o risco que a jovem jornalista aceitou correr.
Ela relata a situação na cidade do norte mexicano, que sofre nas garras do crime. Em seu blog, ela narra a história das vítimas, enfoca o trabalho da polícia e revela a brutalidade dos cartéis.
Melhor Uso da Tecnologia para o Bem Social
Outorgado pela primeira vez este ano, o prêmio de Melhor Uso da Tecnologia para o Bem Social foi para a comunidade online russa Rospil, cuja meta é rastrear e punir autoridades e funcionários do governo que usam licitações públicas para o enriquecimento pessoal.
Qualquer usuário pode relatar tais fatos, que são então avaliados pelos especialistas da comunidade. Caso a suspeita de corrupção se confirme, o caso é colocado nas mãos de advogados, que entram então com um processo. Diversas licitações já foram canceladas através de Rospil. Os honorários dos advogados são pagos através de doações.
Para o projeto, Rospil também desenvolveu um aplicativo para iPad, que chegou a ser o appgratuito com maior número de downloads na loja iTunes da Rússia.
Prêmio Especial Direitos Humanos
Escrito em inglês, o website Migrant Rights in the Middle East (direitos de migrantes no Oriente Médio), de Barein, recebeu o Prêmio Especial Direitos Humanos do júri internacional do The BOBs. O site procura chamar a atenção para as péssimas condições de vida dos trabalhadores migrantes no Oriente Médio – que em alguns Estados do Golfo perfazem a maior parte da força de trabalho.
Na maioria das vezes, eles são empregados em trabalhos braçais ou em serviços domésticos, vivendo em condições subumanas. Essa página de internet clama pelo fim dessa nova forma de escravidão e coloca à disposição, entre outros, informações sobre grupos de ajuda a migrantes.
Melhor Canal de Vídeo
Durante a “revolução verde”, nome pelo qual ficaram conhecidos os protestos no Irã após as eleições presidenciais de 2009, uma grande quantidade de vídeos foram publicados na internet.
Muitos dos vídeos de melhor qualidade foram executados por um artista sob o pseudônimoStands with Fist (sempre em punho). O trabalho do artista iraniano recebeu o prêmio de Melhor Canal de Vídeo do júri do The BOBs em 2011.
Melhor Campanha de Ativismo Social
Pela primeira vez, foi outorgado o prêmio Melhor Campanha de Ativismo Social, para o qual o júri escolheu como vencedora uma comunidade em árabe do Facebook.
We are Khaled Said (nós somos Khaled Said) é uma comunidade em nome de Khaled Said, morto pela polícia em Alexandria em junho de 2010. Sua morte desencadeou a revolução de janeiro último no Egito, que levou à queda do regime de Hosni Mubarak.
A comunidade do Facebook, que tem mais de um milhão de seguidores, exerceu importante papel na revolução, ajudando a mobilizar pessoas e defendendo mudanças políticas.
Acessando www.thebobs.com você pode se informar sobre o prêmio e sobre os premiados nas diversas categorias.
Na Deutsche Welle
* * *