‘Buraco negro’ da galáxia Centaurus A libera jatos de partículas
ESPETÁCULO NAS ESTRELAS
Do blog ECOnsciência
Jatos de partículas saindo de um buraco negro em uma galáxia próxima — a famosa Centaurus A — podem ser vistos em imagem capturada (clique nela para ampliar) pelos radiotelescópios operados em vários pontos da África do Sul, Chile e Antártida por um grupo internacional de pesquisadores, incluindo cientistas da Nasa, a agência espacial dos EUA.
Tais emissões surgem quando matéria é atraída para um buraco negro no interior da galáxia. Esses fluxos de energia interagem com o gás ao redor e interferem no processo de formação e evolução das galáxias de uma forma que ainda não é bem compreendida pelos cientistas.
A galáxia de Centaurus A, que está a 12 milhões de anos-luz da constelação de Centauro e possui um buraco negro com 55 milhões de vezes a massa do Sol. É uma das formações estelares que mais emitem ondas de rádio e, por isto, aparece como um dos objetos mais brilhantes nos radiotelescópios.
A grande emissão de energia de galáxias como Centaurus A ocorre por causa dos gases que são engolidos pelo buraco negro, e parte deles é ejetada de volta, na forma de jatos que se concentram ao redor do buraco negro, no centro da galáxia.
Imagens tão detalhadas dos jatos podem ajudar os astrônomos a determinar como eles se formam. Esta radiação é bilhões de vezes mais energética do que a registrada pelos radiotelescópios, e não se sabe exatamente de onde ela se origina.
* * *
Lindo, lindo, lindo! A super gigante Centaurus A é conhecida como a “Galáxia Canibal”. Não é para menos, olha essa:
Acredita-se que entre 200 e 700 milhões de anos ela “engoliu” uma outra galáxia menor, em espiral e rica em gás, do qual seu conteúdo parece encontrar-se em movimento no interior da galáxia de Centaurus A, provavelmente dando origem a novas gerações de estrelas. Deve ser essa fumacinha (rs) que ela está expelindo agora.
Post muito bom aqui, para ajudar os interessados:
http://www.astrofisicos.com.br/galaxias/galaxia-centaurus-devora-galaxia-menor/index.html