Buraco Negro IGR J17091 tem ventos de 32 milhões km/h
BURACO NEGRO ASSUSTADOR
Do blog ECOnsciência
Para nós que andamos em automóveis que desenvolvem 150 ou 180 km/h dá para imaginar o estrago que faz, por exemplo, um furacão com ventanias nesta velocidade. Eventos climáticos registrando a metade disto, vez por outra fazem o Sul do país passar por tremendos sufocos.
Mas nossa parca compreensão da realidade não permite supor o que seria enfrentar ventos com 32 milhões de quilômetros horários, que é a velocidade alucinante da tempestade do sistema binário IGR J17091 — um dos buracos negros mais assustadores que os astrônomos da Nasa já descobriram.
A descoberta significa que os ventos deste buraco negro — a cerca de 28 mil anos-luz da Terra — são quase 10 vezes mais rápidos do que os de qualquer outro corpo celeste já encontrado, alcançando 3% da velocidade da luz.
Ao contrário do que se acredita sobre buracos negros, este do sistema IGR J17091 expele muito mais matéria do que absorve.
Os cientistas da agência espacial norte-americana supõem que campos magnéticos nos discos do buraco negro sejam os responsáveis pela produção dos ventos.
Fonte