Cai o mito da imunidade: computador Mac também pega vírus
A MAÇÃ BICHADA
Cai o mito da imunidade a ataques de vírus para computadores Mac. E foi logo de lote: nada menos que 2 mil 300 Mac brasileiros foram infectados até o início da semana pelo Flashback Mac OSX.
O malware se propaga por uma rede zumbi e já atingiu mais de 620 mil máquinas da Apple em todo o mundo, segundo estudo da empresa de segurança Kaspersky.
O número representa 18% dos dispositivos infectados na América Latina e continua crescendo. Na região, o Brasil está atrás do México, que tem 13 mil Macs atingidos.
As principais vítimas são bancos, empresas e veículos de comunicação, entre outras companhias.
De acordo com a equipe de análise e investigação da Kaspersky Lab na América Latina, mais de 98% dos pacotes de redes recebidos por essa botnet foram enviados por computadores rodando Mac OSX.
O Flashback sequestra o tráfego de buscas e redireciona o usuário para servidores próprios com anúncios.
Os primeiros indícios deste malware começaram a aparecer em setembro de 2011. No dia 3, a falha no Java foi corrigida pela Apple.
No mesmo dia, o Mozilla anunciou que o Firefox começará a bloquear as versões inseguras, para o Windows, do plug-in Java, que adiciona recursos extras a navegadores, como o Safari, da Apple.
Fonte
Não sei de onde tiraram que não existe malware para Mac OS X. Não existe o mesmo tipo de vírus que ataca o Windows (que explora uma *feature* que o sistema da M$ tem pra você).
A diferença de segurança entre o Windows e os outros sistemas, além dos problemas mais óbvios, é a conduta dos usuários. Se os usuários do OS X adquirem comportamento similar aos do Windows, vão fatalmente adquirir software malicioso.
[]’s
Cacilhας, La Batalema
O Flashback é um dos malwares mais agressivos que já atingiram a plataforma da Apple. Se a companhia admite a contaminação 620 mil computadores em todo o mundo, é porque deve ser muito mais. Entre outros estragos ele sequestra o tráfego de buscas e redireciona o usuário para servidores próprios com anúncios.