Coca-Cola lança calculadora de gordura acumulada no consumo de refrigerantes
JOGADA DE MARKETING
Do blog ECOnsciência
Ninguém se iluda com as “boas intenções” de certas peças de relações públicas porque uma empresa com o porte da Coca-Cola jamais daria um único ponto sem nó.
O que justifica o recém lançamento de uma “calculadora” que indica o volume de exercícios necessários para o consumidor perder os quilos adquiridos ao beber o refrigerante?
Em mais de 100 anos de existência, quando foi que a poderosa companhia se preocupou com a saúde pública a ponto de fazer um mea culpa tão evidente?
De tão inusitada, já se discute na internet a “ação amigável” como uma estratégia preventiva para neutralizar uma possível onda de medidas judiciais no futuro pela responsabilidade da empresa em parte significativa na epidemia de obesidade que assola o planeta.
Por precaução e a fim de evitar condenações bilionárias, como as aplicadas pela justiça contra as indústrias de tabaco nos EUA, a própria Cola-Cola estaria se antecipando agora para posar de fiel aliada da balança.
O balão de ensaio subiu à rede na filial inglesa da companhia, com o nome Work It Out Calculator, que nada mais é que uma calculadora virtual que ajudaria na queima das calorias consumidas ao se beber o refrigerante. (clique no link acima ou nesta imagem abaixo para conhecer)
O funcionamento é assim: o interessado indica a lata que consumiu (pode ser também Fanta, Sprite e outros produtos da empresa) ou o número de calorias ingeridas.
A partir daí recebe uma série de sugestões, não para maneirar no consumo da gororoba, claro, mas de exercícios e outras atividades físicas para eliminar a gordura acumulada em excesso no organismo.
Estão lá esportes, exercícios aeróbicos, corrida e até atividades caseiras, como faxinas, limpar janelas e passar roupas etc.
O tempo que deve ser dedicado varia de acordo com a quantidade de calorias absorvidas: uma única latinha normal de Coca-Cola (139 calorias) exige, em contrapartida, o esforço de caminhar por nada menos que 30 minutos, por exemplo.
O site ainda fornece informações gerais sobre nutrição, dieta, calorias e muita malhação.
A esperteza é tão óbvia que só não percebe o truque de marketing quem for muito inocente… útil!