Como surgiu a Matéria Incógnita e qual o significado do nome
O BLOG QUE É PORTA-VOZ DA NEMO DESIGN
Amigos, conhecidos e clientes costumam perguntar como surgiu a Matéria Incógnita e qual o significado ou a fonte de inspiração para a escolha de um nome tão “enigmático”.
A ideia inicial foi concentrar numa página própria os conteúdos que eu, Paulo, produzia para outros blogs e as contribuições que meu irmão Marcos levava para diversos fóruns.
Embora motivados pelo espírito colaborativo, mesmo assim não deixava de ser meio frustrante despender tanto esforço – de graça – para ajudar a construir o sucesso alheio.
Outro problema era não exercer qualquer controle sobre os rumos que os assuntos tomavam, já que muitos deles se desviavam da proposta original ou simplesmente esvaziavam.
A par disso – o Facebook ainda não existia –, alguns profissionais mais ligados à nossa empresa NEMO Design mantinham blogs individuais voltados às suas áreas de interesse.
Mas como atuavam de forma dispersa, apesar da repercussão ocasional de determinadas postagens não se sobressaíam tanto na blogosfera e nem alcançavam visibilidade no Google.
Propusemos, então, juntar os esforços reunindo coletivamente todos os títulos num único endereço, uma vez que os temas se interrelacionavam ou eram complementares entre si.
E assim foi montada uma estrutura semelhante a um condomínio de blogs que agregaria a Cachaça da Happy Hour, o BananaPost, o HotGaragem, o ECOnsciência e o Chefe de Redação.
Configurou-se, dessa forma, uma revista eletrônica de variedades focada em matérias sobre cultura, humor, automóveis, ecologia, política, análise de mídia e empreendedorismo.
Com uma dinâmica de funcionamento e resultados absolutamente imprevisíveis o nome surgiu de maneira espontânea, até porque já tínhamos ouvido falar da estranha abstração.
“Matéria Incógnita” é um conceito ainda pouco compreendido de energia cósmica, que nos rodeia e ao nosso planeta em todas as partes, permeando continuamente o mundo material.
Por sua natureza sutil, ela seria capaz de “trazer” informações do futuro e ainda poderia habilitar o ser humano a purificar o seu passado para realizar os seus potenciais.
Captado o espírito da coisa, chegar ao símbolo do gato foi um pulo, uma vez que o felino é curioso, desconfiado e, pelas tradições esotéricas, capaz de absorver a energia ambiente.
Em tempo recorde, o site chegava ao topo das buscas no Google, impulsionado pelo trabalho de otimização das postagens e à facilidade de indexação pela plataforma WordPress.
As visitas subiram tão rapidamente que também transformamos a antiga página estática da NEMO Design, voltada ao artesanato urbano, numa categoria fixa do então novo blog.
Como as pessoas são transitórias mas o empreendimento permanente, na atualidade o MIncBlog é administrado pelos seus dois editores originais – no alto do post e na sidebar.
O voluntarismo político e o caos criativo da fase inicial, necessários para firmar posição na blogosfera, acabaram por ceder lugar à experiência acumulada em 5.500 posts.
Cinco anos e meio depois, essa Matéria Incógnita com um perfil mais sereno passou a alcançar até 500.000 pageviews num único dia. Em resumo, foi assim que tudo aconteceu.
Essa parte eu entendi e curti pra caramba mas ainda falta voltar mais no tempo e contar tambem sobre a Nemo e a experiencia profissional de vocês dois. Fiquei curioso e a fins de saber mais. É a minha sugestao. Um abraço e parabens pelo trabalho dos manos.
Ih, rapaz, tem razão. Podeixá que a gente providencia. Vlw pelo toque. Abs.
Eu sigo vocês desde o começo e acho que já li tudo o que publicaram. Adoro!!!!!!!!
Então não sabemos, Tham? Assinante e comentarista de longa data mesmo. Gratos. Bjs.