Diretor de Titanic e Avatar volta após explorar o segredo do abismo
JAMES CAMERON RETORNA DE FOSSA ABISSAL
Do blog ECOnsciência
Não podia ter sido outro que não o obcecado cineasta canadense James Cameron.
Depois de mandar Leonardo de Caprio, em Titanic, e Ed Harris, em O Segredo do Abismo, de mentirinha para as profundezas oceânicas, foi o próprio diretor de cinema quem começou pra valer o mergulho à Fossa das Marianas, na tarde do último domingo.
Não é um leito de mar qualquer, mas o local mais profundo da Terra. Ele desceu à bordo do Deepsea Challenger, pequeno veículo para exploração oceânica em condições extremas. Nesta segunda-feira, voltou são e salvo para a superfície.
“Acabei de voltar do ponto mais profundo do oceano. Chegar ao fundo do poço nunca foi tão bom”, comemorou Cameron. Ele foi a primeira pessoa a realizar um mergulho sozinho ao fundo da fossa.
O diretor atingiu o local às 7h52 desta segunda-feira, de acordo com a National Geographic, que classifica o local como o “mais hostil” do planeta e fica imerso em uma escuridão permanente.
Cameron passou cerca de seis horas explorando e filmando o leito da fossa das Marianas, localizada a cerca de 320 quilômetros da ilha de Guam, no Pacífico Sul.
A profundeza abissal, espécie de cicatriz de 2.550 km de extensão no leito marinho do Pacífico, tem até 11 km de profundidade. O Monte Everest, a montanha mais alta da Terra, tem 8.850 metros de altitude.
O engenheiro suíço Jacques Piccard e o capitão da Marinha americana Don Walsh são os únicos que já desceram àquele local, mas sua expedição, em 1960, durou apenas 20 minutos.
DESAFIO PROFUNDO
O batiscafo Deepsea Challenger — “Desafiante do Mar Profundo”, em tradução livre — foi construído em segredo na Austrália e é descrito pelo diretor como um “torpedo vertical”.
Antes do Challenger, os veículos submarinos mais avançados do mundo haviam sido projetados por governos e o mais eficiente deles, um veículo japonês, alcança cerca de 6,5 quilômetros de profundidade.
Cameron atingiu os 11 km viajando com os joelhos dobrados e praticamente imóvel por aproximadamente nove horas. Em breve se saberá com que tipo de vida andou esbarrando por lá…
Eu gostaria de saber sobre as filmagens realizadas pelo JAMES CAMERON após o seu retorno da fossa abissal mindanau. O que ele conseguiu filmar? Alguém saberia informar se já houve essa produção?
As profundezas abissais foram descritas como “paisagem lunar”. Um relato geral do Cameron sobre a aventura saiu aqui:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/james-cameron-viu-paisagem-lunar-nas-profundezas-do-oceano/n1597713912461.html