Envie seu Curriculum Vitae pelo Twitter com 140 caracteres
O GRANDE LANCE AGORA É ESPREMER O CV
Você é dotado de uma capacidade de síntese tão aguçada a ponto de se sentir seguro para resumir toda a sua trepidante existência num Curriculum Vitae de apenas 140 caracteres?
Se não, trate de desenvolver rapidinho esta habilidade porque a fórmula caiu direto no gosto das empresas lá de fora. Significa que não vai demorar muito até chegar por aqui.
Enfie na cabeça: nada de calhau! O modelo compactado de dizer as coisas é inspirado nas redes sociais — atualmente, a nova base de candidaturas para muitos empregos importantes.
A tendência, bastante em moda nos EUA, está a revolucionando o mercado de trabalho, ao permitir às pessoas procurarem empregos através do Twitter.
Então, descreva as suas capacidades e interesses num tweet até 140 carateres. Os interessados podem ainda ir além e criar um vídeo de seis segundos para realçar competências pessoais e profissionais.
As empresas reconhecem o potencial da plataforma e costumam procurar novos talentos através do Twesumes, o que permite uma rápida identificação dos candidatos.
DICAS PARA SAIR NA FRENTE DA CONCORRÊNCIA
Vala Afshar, chefe do departamento de Marketing da Enterasys, ensina que o papel está ultrapassado e que as redes sociais são agora uma referência para quem está à procura de trabalho.
A empresa quis testar o que as pessoas conseguem oferecer em apenas 140 carateres e só aceitou candidaturas via Twitter. Os candidatos tinham que utilizar a hashtag #socialCV e ter mais de 1.000 seguidores.
A originalidade é a grande característica dos currículos online. Atualmente, os empregadores procuram alguém ligado, diferente, que não repita a mesma lenga-lenga que os outros candidatos nas entrevistas.
A interação entre os empregadores e os candidatos é a principal vantagem do Twesumes. Além disso, os utilizadores podem tuitar links para um CV mais completo (num blog, por exemplo), acompanhado de contatos telefônicos e outras informações relevantes.
Ciente das mudanças que trouxe ao mundo do trabalho, o Twitter é hoje considerado como uma eficaz ferramenta online na procura de emprego.
Com JN