Fique louco em câmara acústica ouvindo os órgãos internos
SILÊNCIO ENSURDECEDOR
Do blog ECOnsciência
Quem sofre de zumbido nos ouvidos pode imaginar o tamanho do drama que é enlouquecer em apenas 45 minutos caso alguém seja mantido confinado numa câmara acústica anecoica como a que foi construída pelos Laboratórios Orfield, em South Minneapolis, nos EUA.
Este é o tempo máximo que uma pessoa suporta ficar no quarto até ter a impressão que seus tímpanos vão explodir com o ruído da própria respiração, dos batimentos cardíacos e da circulação do sangue pelas veias do corpo, além de outros órgãos internos trabalhando.
Os cientistas conseguiram um recorde após aparelhar as paredes com isolamento duplo de aço e concreto, acrescido de placas geométricas de fibra de vidro espessa. Dessa forma, o ambiente controlado é capaz de absorver 99,99% de qualquer tipo de som no ambiente.
E para que serve? Para muitas coisas: a NASA, por exemplo, poderá testar quanto tempo leva para um astronauta começar a ter alucinações por causa do silêncio extremo no espaço. Já a Harley Davidson, ao contrário, usará a câmara anecoica para gerenciar o famoso som do motor de suas motocicletas.
Além de pesquisas musicais e auxílio a empresas fabricantes de aparelhos auditivos, apenas para citar algumas de suas infinitas aplicações.