Five Hundred Miles – vontade de voltar correndo pra casa
‘APENAS UMA CANÇÃO SOBRE UM FUNDO NEGRO’
A Cachaça da Happy Hour (em 29/05/2010)
A definição acima é de um jovem de apenas 23 anos, Aaron, usuário que postou o vídeo no YouTube. Cada um tem seus motivos, mas eu sempre me lembro desta música em momentos de loucura e violência, seja aqui próximo de nós ou em tempos de ameaça à paz mundial. É quando dá aquela vontade de largar tudo e sair correndo de volta pro aconchego da terra calma da gente.
500 Miles tornou-se uma espécie de hino entre os soldados estadunidenses que invadiram o Vietnã. Segundo se conta, a canção era entoada à noite, na trégua das trincheiras, quando apertava a saudade de casa.
A guerra no Sudeste Asiático — que culminou com a fragorosa derrota dos EUA — estendeu-se de 1955 a 1975 e custou mais de 1 milhão e 200 mil vidas humanas, de acordo com estimativas pra lá de modestas.
Além desta, do cantor country Hoyt Axton (1938 – 1999), tem um monte de interpretações super conhecidas por aqui: do trio Peter, Paul & Mary; da dupla Peter & Gordon; das bandas The Seekers e Brothers Four; além de uma versão caseira de Elvis Presley, de 1966, e ainda outra da lendária musa das canções de protesto, Joan Baez.
* * *