Forte terremoto encurta os dias e altera o eixo da Terra
Nasa informou que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no último dia 27 pode ter reduzido a duração dos dias na Terra em cerca de 1,26 microssegundos – um microssegundo é a milionésima parte de um segundo.
Além de modificar a rotação do nosso planeta o eixo da Terra também foi deslocado pelo terremoto em cerca de 8 centímetros. O sismo de magnitude 9,1 que atingiu Sumatra em 2004 deve ter encurtado o dia em 6,8 microsegundos e deslocado do eixo da Terra em cerca de 7 centímetros.
Apesar de o terremoto chileno ter sido muito menor do que o abalo de Sumatra, prevê-se que ele tenha alterado mais a posição do eixo da Terra por dois motivos:
– primeiro, ao contrário do terremoto de Sumatra localizado perto da linha do equador, o terremoto chileno aconteceu nas latitudes abaixo dele, o que o torna mais eficaz na mudança do eixo do planeta.
– em segundo lugar, a falha responsável pelo terremoto chileno foi mais profunda e em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a falha responsável pelo terremoto de Sumatra. Isso faz com que a falha no Chile seja mais eficaz para deslocar verticalmente a massa da Terra e, portanto, mais eficaz na sua mudança de eixo.
Informações mais detalhadas no Terra Magazine
* * *
Silvio o tempo esta acelerando mesmo, Rodrigo Romo explica tudo o que esta e vai acontecer nos seus livros!
Ampliei minha reflexão por sua causa, Vito.
Olha só, quantos grandes terremotos tivemos na última década, desses de não sei quantos graus na escala Richter? Um porrilhão, não é verdade?
Então, se somarmos tudo isso, a coisa começa a tomar uma outra proporção, muito mais significativa. Será que não há um efeito cumulativo nisso?
Ora, se há um grande abalo atrás do outro, o pião (a terra) não vai tomando embalo?
Pode ser que eu, por absoluta ignorância, esteja falando besteira, mas repare: todo mundo não tem a sensação que o tempo anda correndo mais depressa? E isso não é um fenômeno relativamente novo?
Só que não vem ninguém para dar uma explicação plausível sobre o por quê o dia PARECE não caber mais dentro de 24 horas!!! Não é verdade?
Sei lá, cara, acho que a reflexão pode ser mesmo meio por aí.
Bom n sei se estou fazendo as contas certas, mas se perdemos 1,26 microssegundos por dia de vida na terra, isso deve valer em 100 anos mais ou menos 2 segundos de vida perdida -.- ou seja um numero insignificante para nós. pois
1,26 • 365 = 460 (arredondado) microssegundos/ano
460 • 100anos = 45990 microssegundos em 100 anos.
46,000/1000 = 46 segundos/seculo.
46 segundos/100 = 0,46 segundos por ano ou seja, nem 1/2 segundo.
Resposta da Nívia: Grande Vito! Tá vendo? Olha o tempo que você está utilizando (não estou dizendo GASTANDO, veja bem) pra fazer estas contas. Pelo contrário, você está dando uma aula de cálculo. Não é assim, com essas parcelas ínfimas, que os físicos formulam e sustentam suas teorias e grandes descobertas? Pois então… projete isso para bilhões de anos, que é como temos de entender a mecânica do Universo. Não é por aí? Bjs. Nivia.
me responde outra coisa, você ficou sabendo que disseram que por causa desse terremoto a terra se aproximou alguns centimetros do sol e que isso pode afetar mais ainda nossa temperatura, isso é verdade?
eu to aki tentando fazer as contas de quantos dias, minutos segundos e milesimos 1,26 microssegundos da em 100 anos… e to quebrando a cabeça x.x
ta + eu tenho uma pergunta…
no que exatamente seremos afetados com isso?
Resposta da Nivia: Para nós humanos, evidentemente, em nada. Mas do ponto de vista científico – da geofísica ou da física quântica – obviamente, só pode ser tudo.