Fusca e helicóptero revivem como dinossauros em esculturas
UMA ADVERTÊNCIA AO RISCO DE EXTINÇÃO
Com esculturas alegóricas em fibra de vidro e acabamento muito avançado para a época, no início dos anos 1970 Patricia Renick criticava o consumismo e a obsolescência da guerra.
Seu Stegowagenvolkssaurus – meio fusca, meio estegossauro – revelava a ansiedade da artista, antevendo o desastre que levaria à extinção com o modelo de desenvolvimento capitalista.
Já o Triceracopter funde um tricerátops – um dos dinossauros mais conhecidos, tendo aparecido no filme Jurassic Park – com um helicóptero de combate das forças armadas dos EUA.
A escultora, falecida em 2007, criou a peça em resposta à guerra do Vietnã, não como uma celebração, mas como “um conto de advertência, uma expressão de esperança para o fim da guerra”.
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Verdade, ela captou o ‘zeitgeist’ (espírito do tempo) daquele período, nas questões levantadas pelo movimento hippie, entre o final dos anos 60 e primeira metade dos 70’s.