Gatinhos travessos como puxadores de zíper fundidos em pewter
CUSTOMIZAÇÃO E PROXIMIDADE COM CLIENTE
Encontrar gatinhos travessos fundidos em pewter como puxadores de zíper resgata muitas memórias, como quando enveredamos numa nova etapa profissional ao cair, por acaso, no mundo da moda.
Havíamos transferido do Rio de Janeiro uma unidade metalúrgica para o interior de Minas Gerais. O projeto original previa, por exemplo, a usinagem de peças agrícolas, para laticínios e alambiques etc.
Embora segmentos promissores, descobrimos que nas zonas rurais mineiras não se fabrica apenas queijo e cachaça. Várias regiões são polos de produção de peças e acessórios para vestuário.
Nas pequenas cidades há centenas de confecções de roupas e fábricas de calçados, bolsas, carteiras e cintos que atendem às grandes marcas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio, entre outras capitais.
E foi aí que nos deparamos com um enorme mercado potencial para insumos personalizados de metal, como fivelas, argolas, etiquetas, passadores, fechos e – quem imaginaria? – puxadores de zíperes.
Para atender às necessidades locais, instalamos uma primeira fundição com galvanoplastia, a partir da qual também passamos a prestar consultoria para a montagem de outras unidades no ramo.
Foi bem legal. Ao invés de monopolizar negócios nesse nicho de atividade, ensinamos o ofício e incentivamos empreendedores locais a investir em cadeias produtivas com baixo custo de implantação.
Customização com alta qualidade sempre é estratégia infalível para enfrentar a massiva (e impessoal) concorrência chinesa e sulista, principalmente se você estiver estabelecido próximo à clientela.
Clique nas imagens para ampliar e nos links para saber mais.