Guirlandas de Natal feitas por mães e usuários do CAPSi – Petrópolis
OFICINAS ARTESANAIS TERAPÊUTICAS
Estas guirlandas de Natal foram produzidas em oficinas artesanais terapêuticas do CAPSi – Petrópolis/RJ, onde desenvolvo atividades profissionais na área de enfermagem.
Os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil — um serviço do Sistema Único de Saúde — cuidam de crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos.
O serviço tem como objetivo proporcionar a reinserção social e estimular a autonomia dos usuários, melhorando a sua qualidade de vida, assim como de suas famílias.
O atendimento é voltado para pessoas com idades de 0 a 18 anos incompletos, com transtornos mentais severos e persistentes, como autismo, psicoses e neuroses graves, e também seus familiares.
A ideia do nosso grupo é que as mães aprendam a criar objetos artesanais para depois ensinar outros modelos a seus filhos e familiares em suas próprias casas.
Tal prática ajuda na integração das pessoas e significa um meio de expressão artística e terapia ocupacional para os usuários do sistema CAPS.
A maior parte da matéria-prima procede de sobras e retalhos de tecidos, feltros, espumas, fios, contas e muitos outros.
Estes materiais são obtidos através da doação de empresários, lojistas, funcionários dos centros e colaboradores voluntários.
Por uma questão de segurança, as guirlandas mais complexas que necessitaram de costura com agulhas foram feitas pelas mães dos usuários.
As peças verticais de pendurar em maçanetas também foram costuradas mas podem ser coladas pelas crianças. É só usar a criatividade.
Conheça mais sobre os Centros de Atenção Psicossocial nos seguintes endereços:
* http://www.recria.org.br/quemcompoe/governamentais/folder.2006-06-01.8592192790
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Atenção_Psicossocial
* http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29797&janela=1