Homens ruins de cama: barriga de chope é sinal de impotência sexual
BROCHURA
Tem coisas que não precisam estar escritas na testa para todo mundo saber a seu respeito. Você pode dar a maior bandeira apenas ao exibir seu corpanzil ao sair de casa. Em todos os lugares!
Por exemplo, sabe aquela barriguinha estufada de chope, presente no tórax de 9 entre 10 homens adultos brasileiros?
Ela pode trazer, além de problemas como colesterol, pressão alta e diabetes, uma consequência que não é desejada por macho nenhum: a impotência sexual.
E nem adianta contestar. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens mostrou que 51% estão acima ou muito acima do peso e 37% assumem que usam remédios para ereção.
POUCA TESTOSTERONA
O endocrinologista Flávio Rosalém explica que já é comprovado cientificamente que a barriga está, sim, associada à diminuição da performance sexual.
“A gordura visceral tem relação com um outro problema, chamado síndrome metabólica, que envolve uma série de alterações no organismo: aumento do triglicerídeo e colesterol, favorecimento do desenvolvimento de diabetes, aumento do risco de hipertensão e infarto do miocárdio. Agora já se chegou à conclusão de que essa gordura atua também na redução da produção e da ação da testosterona”, observa o médico.
A redução desse hormônio leva a sintomas como a diminuição da libido e a impotência sexual.
TAMANHO DA PANÇA
A chance de ter impotência é maior em homens que têm a circunferência abdominal maior que 94 centímetros, principalmente se eles tiverem mais que 40 anos.
O médico observa que os principais sintomas da diminuição da testosterona são redução da libido, disfunção erétil, perda de massa muscular, cansaço e, depois de um tempo, perda de massa óssea.
Para detectar o problema e tratá-lo antes de ter consequências mais sérias, o ideal é fazer um check-up anual, principalmente depois dos 40 anos.
DE OLHO NAS BROCHADAS
Síndrome metabólica
Alterações: a “barriguinha de chope” esconde, geralmente a gordura visceral, que causa um problema chamado síndrome metabólica. Ela causa uma série de alterações no organismo: aumento de triglicerídeos e colesterol, favorecimento do desenvolvimento de diabetes, aumento do risco de hipertensão e infarto e agora chegou-se à conclusão de que ela também reduz a produção e a ação da testosterona
Sintomas
Baixa de testosterona: níveis baixos de testosterona em homens causam sintomas como redução da libido, disfunção erétil, cansaço, perda de massa muscular e massa óssea
Prevenção
Exames: para detectar o problema e prevenir consequências mais sérias, o ideal é fazer um check-up anual, que deve incluir exames de colesterol, triglicerídeos, glicemia, testosterona total, SHBG, albumina, prolactina e o hemograma completo.
Com Você – n’A Gazeta (e charge de Amarildo)
Os barrigudos que me desculpem, mas tanquinho é fundamental.