Indústria cultural nega, mas é sim sustentada pela ‘pirataria’
DOWNLOADS ILEGAIS GARANTEM SUCESSO
“Baixar séries de filmes para tevê ilegalmente não prejudica a audiência ou a qualidade dos programas, mas sim ajuda com buzz cultural. É assim que os seriados sobrevivem”.
Acredite, quem fez a afirmação não foi nenhum pirata anticapitalista, mas David Petrarca, diretor de dois episódios de Game of Thrones, durante o Festival de Roteiristas de Perth, na Austrália.
A HBO estrilou, com a velha cantilena de que “Game of Thrones é uma série distribuida mundialmente, legalmente disponível em larga escala, em uma grande variedade de plataformas e que não há desculpas para se encontrar um lado positivo sobre downloads ilegais”, blá-blá-blá e coisa e tal.
Com a repercussão, Petrarca explicou o comentário, dizendo que não incentiva a pirataria, mas reafirmou que acha bom mais pessoas terem acesso ao material disponibilizado para download.
Ele, que dirigiu os capítulos “The Ghost of Harrenhal” e “Garden of Bones” para a série, sabe muito bem do que está falando — das torrentes de dinheiro que os detentores de direitos faturam.
Em 2012, Game of Throes foi a série mais pirateada da internet, acompanhada de How I Met Your Mother e The Big Bang Theory, atingindo quase 4 milhões de downloads ilegais. E ninguém ficou mais pobre por causa disso.
A terceira temporada de Game of Thrones estreia em 31 de março, simultaneamente na HBO dos EUA e do Brasil. (Assista ao trailer abaixo)
QUAL É O BABADO?
Rapidinho: Game of Thrones é uma adaptação para a telinha do romance As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos.
A série se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas.
A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está por vir.
O elenco é encabeçado por Lena Headey, Sean Bean e Mark Addy.
Bean interpreta Eddard “Ned” Stark, Lorde de Winterfell, um homem conhecido pelo seu senso de honra e justiça que se torna o principal conselheiro do Rei Robert, vivido por Addy.
Lena interpreta a mulher de Robert, a Rainha Cersei.
Com Omelete