Indústria fonográfica ainda não acordou para a era digital
INDÚSTRIA DE DISCOS DORME NO PONTO
A crise global que atinge a indústria fonográfica, com quedas de vendas alarmantes no mundo todo, se deve a uma radical “mudança de tecnologia e distribuição”, e sua salvação está no setor digital, afirmou nesta segunda-feira, 11, Leila Cobo, executiva da revista Billboard.
Perante a crise de características muito complexas, o desafio para as companhias de discos está tanto em “encontrar o caminho que a conecte com o consumidor” como em saber “reajustar o modelo de vendas”, disse a colombiana.
A diretora de Conteúdo Latino e Programação da revista especializada em música se mostrou “esperançosa” sobre o futuro da indústria fonográfica, mas insistiu que esta deve reconhecer a importância da indústria digital, com venda de músicas através de servidores como iTunes e similares.
“O digital vai continuar crescendo, embora este crescimento seja um pouco mais lento na indústria latina”, assegurou Leila, que participará de vários debates da Conferência Billboard da Música Latina, entre os dias 26 e 28 de abril, em Miami Beach, da qual é organizadora.
Trata-se do maior encontro da indústria da música latina nos EUA e o evento mais prestigioso do mundo neste mercado, com diversos paineis de debate e a presença de importantes diretores e analistas do setor, assim como empresários das principais marcas comerciais.
Leila lamentou a extinção progressiva das lojas de discos, mas reconheceu que o avanço do setor digital não pode ser freado.
Assim, nos Estados Unidos a “salvação vem do mercado digital, porque quase todo o mundo tem computador e acesso à Internet”, expressou Leila.
Ela também comentou que a indústria da música latina se beneficia deste fenômeno nos EUA, embora as vendas no mercado digital “não cresçam tão rápido como gostaria”.
Via Deutsche Welle
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