Japoneses consideram Brasil país seguro e que honra suas dívidas
JAPONESES ADORAM O BRASIL
Me belisca que eu só posso estar sonhando. No espaço de uma única semana, enquanto a S&P rebaixou a nota de crédito dos EUA, sinalizando a possibilidade (remota) de calote no pagamento de suas dívidas, uma outra agência de classificação de risco, japonesa, subiu a nota soberana brasileira para BBB, com perspectiva estável.
Segundo o ranking da agência R&I Japan, com o upgrade, o Brasil passa a ser considerado como o segundo grau de investimento. Esta é a classificação dada pelas agências de rating a países com poucas chances de deixar de honrar seus compromissos financeiros internacionais.
As razões apontadas para a elevação da nota soberana brasileira foram:
. o significativo aumento da classe média brasileira, que contribuiu para a formação de mercado interno robusto, com alto poder de consumo;
. a diminuição do risco da economia brasileira sofrer impactos mais profundos devido a mudanças drásticas no ambiente externo;
. a reafirmação do compromisso fiscal pelo novo governo e condução ativa da política monetária pelo Banco Central;
. rápida recuperação da crise internacional de 2008, com um crescimento considerável de 7,5% do PIB em 2010;
. e perspectiva de convergência para o crescimento potencial (4%) em 2012.
Mesmo a R&I Japan não sendo considerada uma das principais classificadoras de risco, a elevação da nossa nota indica claramente que o país está sendo visto com bons e arregalados olhos lá fora.
Entenda o que é “rating” ou nota de risco
Completo aqui