Macacos dominam tecnologia e já sabem usar tablets iPad
EMOÇÃO NAS RELAÇÕES VIRTUAIS
Do blog BananaPost
Dizem os macacólogos que os orangotangos do zoológico de Milwaukee, nos EUA, evoluíram tanto de uns tempos para cá que já dominam a alta tecnologia para brincar com tablets. Tem até um jovem macaquinho, chamado Mahal, que gosta de lamber o iPad enquanto joga seu game preferido.
Em breve, ele e outros animais poderão usar a ferramenta em uma atividade mais apaixonante: conhecer orangotangos de outros zoológicos pela internet. Os animais já se mostram emocionados com a visão de outros orangotangos em vídeos exibidos em seus tablets, contam representantes do zoo.
Mas ver ao vivo seus semelhantes pode ser ainda mais interessante.
“Estamos ansiosos para ver aonde isso irá nos levar”, diz Trish Kahn, responsável pelos primatas do zoológico de Milwaukee. “Talvez fiquem indiferentes, mas, pelo que conheço deles, acho que entenderão de onde vem a imagem ao vivo, e que estarão vendo outro orangotango.”
Os macacos de Milwaukee se divertem com iPads equipados com Wi-Fi, de forma que os visitantes podem ver os animais pela webcam enquanto eles jogam. Outros zoológicos usam tablets financiados pela associação Orangutan Outreach, que lançou a campanha “Apps for Apes” após observar como esses animais se divertem jogando em Milwaukee.
O objetivo é duplo: propor uma atividade para os orangotangos que desenvolva a sua inteligência, e tentar convencer os visitantes a se unirem a uma campanha de proteção da espécie.
“Esses animais estão ameaçados de extinção”, afirma Khan, ao falar sobre os orangotangos, “destacadamente inteligentes”. Seu habitat está sendo destruído por causa do dematamento na Indonésia para produzir óleo de palma.
Scott Engel, voluntário e fotógrafo independente, mostra os vídeos aos macacos através do vidro de sua jaula, e responde às perguntas dos visitantes. Ele afirma que Mahal adora ver imagens de pinguins, enquanto sua mãe adotiva, MJ, acompanha com atenção documentários sobre a natureza feitos por David Attenborough para a TV.
MJ toca no vidro para pedir a Scott que inicie o próximo vídeo. O voluntário entrou em contato com o zoo para doar seu iPad antigo. Agora, comparece ao local várias vezes por semana, para mostrar vídeos aos orangotangos, muitos produzidos por ele mesmo.
“É maravilhoso poder estabelecer uma conexão com um animal”, afirma o fotógrafo. Mahal aplaude quando vê Scott, e adora brincar de esconde-esconde com ele, enquanto MJ chama a atenção do voluntário, para que ele também brinque com ela.
Tommy, um macho solitário de 30 anos que passa a maior parte do tempo em seu canto, aproxima-se de vez em quando. Ele também gosta de ver Scott e seu iPad. “É maravilhoso vê-lo sair e parar de se esconder”, diz Khan. “Tommy é fantástico, e queremos que as pessoas o vejam.”
O próximo passo das experimentações é ver como os chimpanzés reagirão à introdução das relações virtuais em suas vidas. Pelo que se conhece da personalidade dos chimps, aí já será outro departamento…
Com Terra