Motos Harley-Davidson: sedução em anúncio comercial
Não bastasse a proeza de se manter há décadas como o maior ícone entre as grandes marcas de motocicletas, a Harley-Davidson também continua encardida em suas campanhas publicitárias. Esse anúncio comercial, por exemplo, é campeão.
A graça da estorinha está nas expressões do sujeito, primeiro de espanto, com o charme sedutor da gata motociclista, e depois com o desespero pelo tamanho da conta de combustível da sua cominhonete beberrona. Se você observar bem, a despesa da moto equivale a 10% do valor devido pela pick-up. Lembrete: ao contrário do que acontece aqui, nos EUA o óleo diesel é bem mais caro do que a gasolina.
Nos últimos tempos a Harley-Davidson tem procurado ampliar o foco de vendas junto ao público feminino. Não por acaso, ressalta virtudes tais como a economicidade no consumo. Além disso vem lançando com regularidade uma série de acessórios fashion de uso pessoal, como cordões, pulseiras, bonés, óculos, bolsas, mochilas, botas e jaquetas, entre outros.
Os fãs de motos sabem que uma Harley-Davidson é muito mais que motocicleta, é um estilo de vida sobre duas rodas. Representa liberdade, velocidade, beleza e vários outros atributos que costumam identificar a poderosa marca com a mulher contemporânea.
Foi a partir de filmes como O Selvagem (The Wild One, 1953) e Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1955), ambos protagonizados por Marlon Brandon e James Dean, respectivamente, que as motocicletas Harley-Davidson se imortalizaram como símbolos. Com Elvis Presley, o Rei do Rock, calças e jaquetas de couro de consolidaram no vestuário e no imaginário coletivo.
Mas as Harleys foram mesmo elevadas à condição de lenda novamente por intermédio das telas de cinema, só que desta vez com o cult movie “Sem Destino” (Easy Rider). Esse filme é ícone para aqueles que buscam liberdade, que têm paixão por motociclismo e pelo vento no rosto — principalmente quem vivenciou intensamente ou pelo menos compreendeu o espírito do movimento hippie da época do “Paz e Amor”. Um verdadeiro clássico dos anos 60, que marcou toda uma geração.
PS: O vídeo acima pode apresentar problemas de exibição com o uso do navegador Opera, o que não ocorre com o Firefox, por exemplo. Para assistir direto no YouTube clique no título em inglês ou sobre a logomarca no canto inferior direito.
* * *
Não sei o que é melhor de se ver: se a gata muntada numa bike desse porte, provocando com a maquiagem, ou se a cara de bund@o do mané. Muito gozado.