Movimento Occupy Wall Street ganha cartaz inspirado em Obama
ESPERANÇA DO MOVIMENTO ‘OCCUPY’
O movimento Occupy Wall Street, que protesta contra a desordem financeira promovida pelos barões das finanças internacionais, acaba de ganhar um novo símbolo de luta.
O artista gráfico Shepard Fairey fez o redesign do famoso cartaz que criou para a campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, com o dizer HOPE (esperança).
Na versão adaptada, os dizeres foram alterados para “Mr. presidente, we hope you’re on our side” (Sr. presidente, nós esperamos que você esteja do nosso lado, em tradução livre).
Além deste, outros artistas criaram vários cartazes para o movimento OWS.
Embora as cores e formato básico do cartaz tenham sido mantidos, o rosto de Obama foi substituído pela máscara que virou símbolo do grupo Anonymous, do Occupy e de protestos parecidos ao redor do mundo.
A máscara, famosa por ter sido usada no filme “V de Vendetta”, tem uma história de mais de 400 anos no Reino Unido.
O rosto que ela imita é do revolucionário católico Guy Fawkes, morto em 1606, que liderou uma rebelião contra os monarcas protestantes e tinha como objetivo incendiar o Parlamento e derrubar a família real britânica.
Preso na Torre de Londres por quatro dias, Fawkes foi torturado mas recusou-se a delatar seus companheiros. Mesmo assim, todos foram detidos e condenados à morte.
O romance “V de Vendetta” foi criado nos anos 1980 pelos artistas David Lloyd e Alan Moore, que optaram por vestir seu protagonista com uma máscara e fantasia do revolucionário católico.
Em 2008, o grupo hacker-ativista Anonymous passou a usar a máscara como símbolo de suas manifestações.
Fonte
* * *