Nova bateria de celular e tablet recarrega em apenas 2 minutos
CARROS ELÉTRICOS COM MAIOR AUTONOMIA
Uma nova bateria com capacidade de recarga ultrarrápida em breve vai alimentar smartphones e tablets. O protótipo criado em Cingapura recupera 70% da carga total em apenas dois minutos.
Mas isto não significa menor vida útil: simulações dos técnicos da Universidade de Nanyang demonstram que ela terá uma durabilidade de até 20 anos, o que é 10 vezes mais do que as atuais.
Baterias com essa tecnologia serão benéficas não apenas para os celulares como para os automóveis, resolvendo o problema da autonomia dos carros elétricos e do seu tempo de recarregamento.
A autonomia dos e-carros poderá aumentar significativamente, recarregando a bateria em cinco minutos no máximo, tempo comparável ao gasto num posto de gasolina abastecer o tanque.
Chen Xiaodong, coordenador da equipe, diz que “igualmente importante, será a drástica redução do lixo tóxico gerado pelas baterias descartadas, uma vez que as novas baterias duram 10 vezes mais do que a geração atual de similares de íons de lítio”.
A inovação foi possível substituindo o eletrodo negativo das baterias de lítio, que é feito de grafite, por um gel à base de nanotubos de dióxido de titânio.
Esse material é bastante barato e usado, por exemplo, em protetores solares e como aditivo em alimentos.
O dióxido de titânio ocorre naturalmente na forma de cristais esféricos, mas a equipe descobriu uma forma de transformá-los em nanotubos.
Para tanto aumentou sua área superficial, em consequência acelerando as reações químicas necessárias para a recarga da bateria.
Segundo o professor Xiaodong, a tecnologia é tão promissora e simples que o processo já está sendo licenciado para uma empresa interessada em criar uma nova geração de baterias ultrarrápidas, que ele estima chegarem ao mercado em dois anos.
Mais no HuffPost