Peças para o jogo de xadrez feitas com fios de cobre reciclados
IDEIA PARA MONTAR UM SET COM ARAME RETORCIDO
Nós, que produzimos industrialmente jogos de xadrez há tantos anos, sempre ficamos empolgados com certas soluções técnicas e estéticas que a rapaziada desenvolve mundo afora.
Este set, por exemplo, foi criado por dois estudantes – um de design e outro de marcenaria – da Faculdade Comunitária de Haywood, na cidade de Clyde, Carolina do Norte, nos EUA.
O diferencial não está no tabuleiro, convencional, mas nas peças elaboradas com pedaços de cabos de luz reciclados. Depois que o plástico foi descascado, os fios foram habilmente retorcidos.
Quando se observa de perto o conjunto montado, é possível notar que as peças claras e escuras se espelham; ou seja, o designer teve a preocupação de fazer a torção em direções opostas.
As peças escuras foram oxidadas (para ficar pretas) através de reação química à base de enxofre. E, por fim, todas levaram uma camada de verniz para evitar manchas com o manuseio.
Clique nas imagens para ampliar e nos links destacados no texto para ver e saber mais.
Parabéns pelo trabalho e pelo amor ao xadrez. Sou professor de escolas públicas e luto pela divulgação dessa cultura fantástica.
Obrigado, Mike. É um prazer estarmos unidos nessa jornada cultural. Abraços.