Prédio de apartamentos com árvores vira primeira floresta vertical
JARDINS SUSPENSOS NA SELVA DE PEDRA
Do blog ECOnsciência
Imagina só o custo disto e se a ideia vai pegar. Claro que não. Seria muito mais econômico, racional e, acima de tudo, natural desconcentrar os grandes centros urbanos.
Enfim, Stefano Boeri, um conceituado arquiteto italiano, apresentou o projeto do que está sendo chamado de “a primeira floresta vertical do mundo” (clique no link para ver as imagens).
Não chega a tanto, mas o bosque distribuído em andares de prédios será construído no centro da cidade de Milão, na Itália, numa experiência para contribuir com a regeneração do meio ambiente e da biodiversidade urbana.
O Bosco Verticali, como foi batizado, visa a construção de duas torres residenciais, com 110 e 76 metros de altura, respectivamente. As estruturas contarão com 900 árvores — com alturas de 3, 6 e 9 metros —, além de arbustos e outras plantas florais.
Caso fosse distribuída em uma área plana, essa quantidade de vegetação corresponderia a 10 mil metros quadrados de área verde, que seriam compartilhados por muito mais gente.
MICROCLIMA URBANO
De acordo com Boeri, a floresta vertical servirá para absorver o CO2 e filtrar as partículas de poeira presentes no ar.
Além disso, as plantas criarão um microclima, com temperaturas mais amenas tanto no inverno como no verão, além de diminuir a poluição acústica e a incidência de radiação solar.
O sistema de irrigação reaproveitará a água utilizada pelos apartamentos, e as torres contarão com sistemas de produção de energia eólica e fotovoltaica para diminuir os impactos ao meio ambiente.
Com TecMundo