Prevenção de diabetes e doenças cardíacas com leite e queijos
A Cachaça da Happy Hour (em 22/12/2010)
Parece que vai se formando um consenso a respeito. Já há algum tempo cientistas do Instituto de Tecnologia Agropecuária da Argentina criaram uma mistura de leite de vaca e de cabra que poderia contribuir na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e tumores. A novidade foi batizada de super leite.
As vacas e cabras tiveram uma alimentação suplementar de soja, leite de soja e azeite de peixe. Por conta da alimentação mais saudável, os animais passaram a produzir leite menos gorduroso.
Essa combinação alimentar, de acordo com os pesquisadores, faz com que elas produzam leite com maior quantidade de ácidos benéficos, reduzindo a produção dos ácidos que entopem as artérias dos seres humanos. Ou seja, esse leite funcional reduz a gordura saturada do ponto de vista cardiovascular e evita outras doenças.
Agora, pesquisadores da entidade britânica Diabetes UK confirmaram que uma substância natural encontrada em laticínios parece proteger contra a diabetes.
O ácido palmitoléico está presente no leite, queijo, iogurte e manteiga, mas não pode ser fabricado pelo corpo humano.
Um estudo com mais de 3.700 pessoas associou altos níveis de ácido palmitoléico a um risco reduzido de diabetes tipo 2. Indivíduos com os mais altos níveis reduziram o risco em 60%, segundo a pesquisa publicada no periódico “Annals of Internal Medicine”.
Segundo o principal autor da pesquisa, Dariush Mozaffarian, “a magnitude dessa associação é impressionante. Isso representa uma diferença de quase três vezes no risco de desenvolver diabetes entre os indivíduos com os níveis mais elevados do ácido graxo.”
Deepa Khatri, assessor clínico da Diabetes UK, disse: “As pessoas não devem tomar os resultados desta pesquisa como uma razão para ultrapassar a porção recomendada de derivados do leite, a fim de evitar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.”
“Os laticínios podem ser ricos em gordura, porém se consumidos em excesso podem contribuir para o ganho de peso. Portanto, é aconselhável escolher laticínios com pouca gordura.”
* * *
Olá Blogueira,
Pessoas com diabetes precisam monitorar a glicose, tomar a medicação, exercitar-se regularmente e ajustar seus hábitos alimentares.
Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: [email protected] ou http://www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Uai, Nívia! Andei uns tempos meio desligado da rede e só agora é que percebi que você deu uma repaginada geral no blogue. Este novo tema deu uma arejada bacana na página. Gostei muito, parabéns. Desculpe o off-topic mas como me sinto em casa… Boa sorte, feliz Natal e sucesso em 2011.