Quando ensinamos aos outros, mais nós próprios aprendemos
PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM DE W. GLASSER
O ato de educar é um ato de solidariedade, uma estrada de mão dupla. O retorno na forma de conhecimento é sempre maior.
Ou seja, quanto mais ensinamos aos outros, mais aprendemos, conforme demonstra a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser.
O psiquiatra norte-americano desenvolveu uma revolucionária teoria da escolha para a educação, que alcançou repercussão planetária.
De acordo com sua proposição, o professor deve desempenhar seu ofício como um guia para o aluno e nunca como um chefe ou autoridade.
Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquece os conceitos após a aula.
Ao contrário, o psiquiatra sugere que os alunos aprendam efetivamente com você, fazendo.
Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.
Esta é a sua Pirâmide de Aprendizagem:
Resumindo, segundo a teoria, nós aprendemos:
. 10% quando lemos;
. 20% quando ouvimos;
. 30% quando observamos;
. 50% quando vemos e ouvimos;
. 70% quando discutimos com outros;
. 80% quando fazemos;
. 95% quando ensinamos aos outros.
A teoria de William Glasser vem amplamente sendo divulgada e aplicada por professores e pedagogos mundo afora.
Trata-se de uma das muitas teorias de educação existentes, porém uma das mais importantes, pois demonstra que ensinar é aprender.
“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes”, recomenda ele.
Portanto, compartilhe e ensine… sempre.
* Uma colaboração da consteladora Mônica “Manika” Clemente.