Radar monitora em tempo real chuvas e tempestades no Sudeste
DE OLHO NO CLIMA… ONLINE
Do blog ECOnsciência
O mês de dezembro começou em Petrópolis, no Rio de Janeiro — onde nos encontramos –, com a chegada de uma frente fria acompanhada de uma rápida, porém intensa, tempestade.
Os fortes ventos, seguidos de um pancadão de chuva e granizo, inauguraram o período anual de altas temperaturas e precipitações pluviométricas na região serrana fluminense.
O evento climático foi previsto com boa antecedência pelo serviço de meteorologia da Climatempo, que disponibilizou uma página com um radar em tempo real que rastreia a movimentação e ocorrência de chuvas e tempestades.
Este radar fica localizado no Sumaré, suas imagens são atualizadas a cada dois minutos e permitem observar a localização, o deslocamento e a intensidade da precipitação (chuva, granizo).
Em São Paulo existe um serviço parecido com o do Rio no endereço http://www.climatempo.com.br/radar-sp/.
Localizado na cidade de São José dos Campos, próximo à rodovia Presidente Dutra, o radar também monitora, em tempo real, as condições meteorológicas no Leste paulista.
O instrumento prevê chuva forte e condições de alagamentos na Grande São Paulo, Vale do Paraíba, litoral Norte, Baixada Santista e região de Campinas.
Enfim, mais uma dica de momento: a passagem de um ciclone extratropical pelo extremo sul do Brasil vai deixar o mar agitado no Sul nos próximos dias, atingindo o litoral do Sudeste no fim de semana.
Nas praias do Estado do Rio, o mar fica agitado a partir desta sexta-feira e, até a tarde do sábado, haverá ondas de 2 a 2,5 metros. No domingo, elas começam a diminuir.
* * *