Reciclagem a laser apaga tinta de papel impresso para reuso
INOVAÇÃO ECOLÓGICA
Do blog ECOnsciência
Nada mais por fora do que amassar a folha de papel impresso ou usado e simplesmente jogar na lata de lixo. Olha o desperdício com material tão nobre.
Com este foco, engenheiros da Universidade de Cambridge acabam de criar uma “desimpressora” que permite reutilizar o papel que já estava com tinta.
O método envolve o uso de rápidas aplicações de laser para apagar as palavras e imagens, aquecendo o material impresso até o ponto que ele vaporiza.
Os pesquisadores dizem que o aparelho funciona com papeis e tintas comuns, e acaba sendo mais ecológico do que os métodos de reciclagem tradicional.
Porém, mais pesquisa ainda é necessária para que o produto seja disponibilizado no mercado. “Quando você usa o laser, ele atinge a fina camada de tinta e aquece até o ponto que ela vaporiza”, afirma o líder do estudo, David Leal-Ayala.
A Toshiba já vende uma impressora que apaga a tinta, mas a máquina depende de sua própria tinta especial para funcionar. Malandragem comercial, claro.
PULSOS VERDES
Os engenheiros testaram uma série de lasers ultravioletas, infravermelhos e visíveis, com velocidades diferentes. No fim, o melhor foi o laser verde, com uma duração de quatro bilionésimos de segundo.
De acordo com eles, o papel ficou sem nenhum dano e “comparável a um em branco, novo”. Um sistema de extração de gases foi usado para capturar nanopartículas e gases que poderiam prejudicar o processo.
SUBSTITUINDO A RECICLAGEM
Os pesquisadores acreditam que a reciclagem ainda vai ser um processo mais barato, mas o preço do equipamento deve diminuir conforme a produção aumentar.
“Quando você recicla o papel, usa muitas fontes”, afirma Leal-Ayala. “Você usa eletricidade, água e químicos, e o único motivo pelo qual você não reutiliza o papel é porque a tinta está nele”.
Se o papel continua em boas condições, porque utilizar um processo tão longo como a reciclagem convencional?
Com HypeScience
Preciso apagar uma data. Será que consigo?
Jane,
conforme pode ser lido no artigo tal equipamento ainda não está disponibilizado para uso comercial, ou seja, ainda está na fase de testes.
De qualquer forma, se a data que você quer apagar estiver numa foto é só digitalizá-la (fazer uma cópia através de um scanner), editá-la no computador, num editor de fotos (do tipo Photoshop) e revelá-la novamente numa loja de fotos – lembrando que a foto editada deverá estar no formato final JPG, resolução 300 dpi e perfil de cores RGB.
Se a data a ser apagada/modificada estiver num documento impresso é só digitalizá-lo como foi descrito acima – como se fosse uma foto, apagar/modificar a data e reimprimir o documento normalmente numa impressora comum.
Espero que isso resolva seu problema.
Boa sorte!
[]’s