Réplica de cachalote pendurada em painel dupla face de metal
MÃE DE TODAS AS ‘BALEIAS’ PODE TER SIDO ACHADA
O mais conhecido painel dupla face com um cetáceo 3D, modelado em chapa de aço com pintura craquelada (veja a seguir), era distribuído em todo o mundo pela companhia de decoração náutica Authentic Models.
Aqui no Brasil a multinacional já foi representada pela ZIP Trade, empresa para quem também fornecíamos grande variedade de produtos de inspiração marinha e que se retirou do mercado há cerca de 15 anos.
Nessa mesma época, a AM havia sido atingida por uma determinada fatalidade que a reduziu a um tamanho insignificante. Centenas de lojas no litoral brasileiro perderam a sua principal fonte de abastecimento.
E, de repente, o bonito cachalote em estilo retrô também entrou em extinção. Todavia, agora descobrimos na rede aquele que possa ter sido o modelo original que tenha reproduzido tantos filhotes mundo afora.
A escultura de metal (que abre o post) está pendurada na cantoneira de uma parede externa do Farol das Baleias, na ilha de Ré, ao sudoeste da França, onde também existe um museu na velha escola de faroleiros.
O nome da instalação histórica se refere ao elevado número de encalhes de baleias nas praias da região ao longo dos séculos. Por este mesmo motivo, o painel traz em si uma impropriedade e não deveria estar lá.
Ao contrário do que parece e embora seja consagrado símbolo arquetípico, com sua “testa” proeminente de Moby Dick, o cachalote não é exatamente uma baleia, mas um… golfinho. Aliás, o maior de seus parentes.
O que se explica pela presença de dentes e apenas um orifício respiratório. De todas as formas, nada disso retira importância do animal e de suas representações artísticas, como o belo painel do Farol das Baleias.
Clique nas imagens para ver originais ampliados e nos links destacados no texto para saber mais.