Sem Destino – o filme, a trilha e o ator que fizeram história
Todo mundo resolveu homenagear Dennis Hopper, que morreu neste sábado (29), com as músicas Born to Be Wild ou The Pusher, tão hard e rascantes como o ator, ambas na interpretação da banda Steppenwolf, do lendário vocalista John Kay.
Entre os vídeos do YouTube eu prefiro este outro tema da trilha sonora de Easy Rider — The Weight, com The Band — pois a paisagem me lembra viagens de jeep pela região do nosso vale do Jequitinhonha, lá para os lados de Diamantina/MG.
Em tempo, nesse trecho do filme, Dennis Hopper é o bigodudo de chapéu e óculos escuros que fica ziguezagueando com a moto pra lá e pra cá na highway que corta o deserto.
Sem Destino, como ficou conhecido aqui, é um marco da contracultura cinematográfica. Explora as paisagens sociais, assuntos e tensões nos EUA da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal. Foi dirigido por Dennis Hopper (premiado em Cannes, 1969) e estrelado por Peter Fonda, Jack Nicholson e Karen Black, além do próprio Hopper — também autor da estória, com Peter Fonda e Terry Southern.