Sexo e bebidas alcoólicas são os melhores prazeres humanos

Álcool e Sexo

ATIVIDADES MAIS AGRADÁVEIS

A Cachaça da Happy Hour

Certas pesquisas parece que são feitas apenas para confirmar o óbvio. Mas como costumam revelar algum dado novo e sempre chega alguém no assunto pela primeira vez, vale dar uma repassada em um estudo sobre a felicidade e o prazer realizado pela Univerdade de Canterbury.

Fazer sexo e consumir bebidas alcoólicas, como era de se esperar, aparecem como as duas atividades humanas consideradas mais agradáveis pelos entrevistados da instituição neozelandesa.

Carsten Grimm, pesquisador de pós-graduação de psicologia da UC, disse que beber álcool ou participar de festas vem segundo lugar, atrás de sexo ou fazer amor, em termos de felicidade e prazer (em significância, ficou na 10ª posição).

A higiene pessoal e vestir bem ficou em último em termos de motivacionais, enquanto se sentir doente era, obviamente, menor avaliado em termos de felicidade e prazer.

Surpreendentemente, estar logado no Facebook foi avaliado em última posição em níveis de satisfação pessoal.

A Pesquisa Carsten revelou a complexa relação entre a felicidade e o bem-estar na vida cotidiana das pessoas.

O recente boom nas pesquisas sobre a felicidade humana tem sido avaliado com freqüência nos meios acadêmicos e os governantes estão interessados na metodologia e nos resultados da medição e no acompanhamento do grau de felicidade das pessoas.

Carsten disse que o bem-estar foi focalizado como instrumento para a decisão política ao lado de tradicionais indicadores econômicos, como o PIB.

Mas como a sociedade avaliou o seu entendimento sobre o que é a base para uma vida boa e como aumentar o bem-estar?

“Até agora, os governos de todo o mundo e a mídia têm se concentrado principalmente na satisfação com a vida humana na discussão sobre bem-estar e a inclusão do tema felicidade é muito mais complicado.”

“Uma das áreas que eu estou pesquisando – orientações para a felicidade – avalia se há diferentes maneiras de buscar a felicidade.”

“Psicólogos propuseram que as pessoas podem aumentar o seu bem-estar através de três principais orientações comportamentais: via prazer, através de namoro e pelo real significado das atividades para cada pessoa.”

“Endossando o prazer como um caminho para a felicidade, significa que você se concentrar em se sentir bem para desfrutar dos prazeres sensoriais.”

“Engajamento é o que você experimenta quando você está totalmente absorvido no que você está fazendo.”

“As pessoas chamam isso de experiência de um estado de ‘fluxo’ e isso pode ser uma orientação dominante para a felicidade de algumas pessoas.”

Ter um sentido na vida, para uma pessoa, era uma maneira de buscar a felicidade, de ser parte de algo maior e de contribuir para o bem maior.

Carsten usou a técnica chamada “amostragem-experimental”, coletando dados em mensagens de texto da telefonia móvel para detectar sobre o que as pessoas fizeram durante o dia e como se sentiram sobre isso.

O uso de dados dos telefones móveis provou que as informações pessoais, sobre o bem-estar e as relações do cotidiano, eram mais ricas do que as informações obtidas pelas pesquisas tradicionais.

“Eu mandei uma mensagem para algumas pessoas, três vezes ao dia, durante uma semana e taxa de resposta foi muito alta. As pessoas nunca estão longe de seus celulares nos dias de hoje e responderam a 97 por cento, em média, de todas as mensagens em texto. Os textos foram enviados em momentos aleatórios, então, olhando de forma bem acurada, não seria uma amostra muito rica da vida cotidiana.”

“Na minha pesquisa, verifiquei que as atividades são rotineiramente classificadas como a de maior e a de menor importância na vida diária das pessoas.”

“Sem nenhuma surpresa, ter relações sexuais foi destacada como a atividade humana da medida mais elevada (), entre todas as medidas de felicidade.”

“Estar doente é, obviamente, a mais baixa situação avaliada entre todas as medições.”

Participar de palestras ou de estudos curriculares são definidos como baixa no prazer e na felicidade, porém é classificada com atividade, relativamente, alta em significado (no nível 7 de 30 categorias de comportamento).

“Os resultados têm implicações para o que os psicólogos têm chamado de ‘a vida plena’. Aqueles que tendem a obter nível alto de prazer em todas as três mais elevadas orientações de pontuação de felicidade (não só na ampla satisfação com a vida, de modo geral), também tendem a ter experiências mais elevadas de prazer, no namoro e na busca da felicidade em suas vidas diárias.”

“Isso significa que a possibilidade de procurar a felicidade de formas diferentes pode enriquecer a sua experiência cotidiana e aumentar o seu bem-estar geral.”

“Esta é uma área fascinante de estudo e eu estou realmente animado em contribuir e fazer parte dela.”

“Esperemos que, como aprendemos mais sobre o que contribui para uma vida plena, possamos ajudar as pessoas a aumentar a sua felicidade em suas vidas diárias.”

Com Ronaldo – Livreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *