Tangas e dops: equipamentos usados na lapidação de diamantes
COMO APRENDEMOS A ARTE DA METALURGIA
Clientes e amigos têm curiosidade em saber de que maneira desenvolvemos as técnicas que permitem fabricar todos os produtos da NEMO Design com tamanha precisão e qualidade no acabamento.
É o resultado natural da experiência acumulada como lapidários de pedras preciosas, por tradição familiar de mais de meio século, e como fabricantes de equipamentos para a lapidação de diamantes.
Estes cavaletes (tangas) com dops semi-automáticos são alguns exemplos de um portfolio que incluía milhares de insumos com que abastecíamos dezenas de indústrias nacionais e estrangeiras.
O setor de lapidação, fortíssimo no Brasil, foi liquidado pelas políticas econômicas neoliberais que resultaram no processo de desindustrialização promovido pelos governos Collor, Itamar e FHC.
Muita gente não sabe, nem se faz alarde disso, mas o País continua sendo um dos maiores produtores de diamantes do mundo. Pequena parte das pedras é beneficiada na Europa, EUA, Índia e China.
O grosso, cerca de 95% das gemas, é hoje lapidado em Israel, não mais com instrumentos manuais e sim através da automação a laser. Mas foi com eles que aprendemos a fina arte da metalurgia.
Clique nas imagens para ampliar e nos links sublinhados para saber mais.
Como compro estes dois e tangas sou lapidario e to procurando material
Para nós, Beto, foi uma pena mudar de ramo de atividade, tão aparelhados que estávamos para a fabricação de tangas e uma variedade enorme de outros materiais.
Uma alternativa é tentar importar online neste endereço: http://hdpltools.com/
preciso do preço desse cavalete semi automatico. estou montando minha oficina de lapidação em Brasilia DF. estou me formando lapidario.
Há mais de 20 anos não produzimos estes equipamentos, Abraão. Lamentamos não poder atendê-lo. Mas deve ter gente vendendo “tangas” usadas e em bom estado no Mercado Livre. Vale uma pesquisa por lá. De qualquer forma, gratos pelo interesse e boa sorte.