Terremoto e tsunami no Japão são iscas para golpes na Net
Do blog Chefe de Redação
Mais um golpe utilizando o terremoto e o tsunami do Japão como iscas se espalha pela web. Como sempre acontece, os criminosos visam o roubo de dados e informações pessoais dos internautas mais incautos que utilizam sistemas inseguros em seus computadores.
De acordo com o laboratório da empresa Panda Security, que identificou o malware, os criminosos enviam mensagens de e-mail contendo links maliciosos que afirmam conter imagens e vídeos das tragédias no Japão.
Ao clicar no link a máquina da vítima (com sistema Windows) é infectada com um malware que fará o download de arquivos HOSTS e os irá substituir no computador para redirecionar o navegador quando se digitar determinados endereços da web.
Embora seja uma pesquisa mundial, a Panda identificou que a maioria dos sites que são redirecionados pertencem a instituições financeiras brasileiras, como o banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú. Além de serviços de email, como Hotmail.
Ao abrir o navegador e tentar acessar uma dessas páginas, a vítima, sem perceber, é redirecionada para um site com layout idêntico ao website oficial, onde o usuário digita seus dados de acesso.
Golpes que exploram grandes acontecimentos são comuns nesses eventos e as empresas de segurança aconselham a nunca abrir links duvidosos e procurar informações diretamente em sites especializados.
* * *