Vasos e cúpulas de luminárias feitos com borra de café reciclada
IDEIAS LUMINOSAS COM PÓ DE CAFÉ COADO
Visão de futuro para os negócios tem o designer espanhol Raúl Laurí, que apostou na reciclagem da borra do café para a confecção das coleções “decafé” de potes e cúpulas para luminárias e abajures.
Como, aliás, já havia feito o novaiorquino Matthew Waldman com uma série de arranjos decorativos onde as estrelas não são as plantas, mas seus vasos produzidos com aspecto visual bem semelhante.
Embora o europeu não revele a fórmula da mistura, o norte-americano não esconde que a modelagem das peças artesanais é feita com o pó de café misturado como carga à resina sintética transparente.
São louváveis estas propostas de reutilização de rejeitos caseiros. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil o consumo de café chega a 20 milhões de sacas de 60 quilos anuais; no mundo são 140 milhões.
Mais detalhes no CicloVivo
Exite alguma fonte que diga como é feito esses potes. Estou fazendo uma maquete sobre um espaço urbano ou rural sustentável, e queria montar ela a base desse material. Já tinha visto em um programa xícaras e vasos feito a partir de borra de cafe e achei a ideia genial.
Grata desde já.
Não temos os links, Sarah, mas já vimos trabalhos feitos com resina de poliéster e com uma alternativa ainda mais interessante, barata e fácil de manipular: goma arábica, para dar liga à massa com a borra previamente seca ao sol ou em uma estufa. Cola branca, do tipo Polar, também pode funcionar. Agora, só experimentando para saber.