Vídeo emocionante da portuguesa Sofia Mesquita procurando emprego
CURRÍCULO EM FORMA DE TIMELINE
Sofia estava desempregada há um ano. Cansada de esperar, investiu na criatividade para bolar um currículo inspirado na timeline, a linha do tempo do Facebook.
O stop motion se transformou num dos vídeos mais vistos nas redes sociais. O feedback ainda não lhe arranjou emprego, mas a esperança é a última que morre.
UMA SACADA GENIAL
Sofia Mesquita é uma portuguesa de 27 anos e, durante o último ano, se desesperou à procura de um emprego. A licenciatura e a frequência no mestrado em Comunicação Estratégica da Universidade Técnica de Lisboa pareciam não chegar.
“Ao fim de algum tempo comecei a ficar desmotivada porque não chegavam respostas e percebi que tinha de escolher outra forma de me sobressair. Fiz algumas entregas de currículos de porta em porta, mas o resultado foi o mesmo”, explica Sofia.
Um dia, teve um lampejo de criatividade que lhe rendeu um currículo em vídeo que já atingiu 50 mil visualizações no Youtube em apenas dez dias. A inspiração partiu daquela que já é uma ferramenta diária para muitos jovens: o Facebook.
“Surgiu-me a ideia de criar um Facebook à mão. Poucos dias depois, comecei a construir tudo na minha cabeça e fui comprar uma cartolina branca. Depois foi só pôr mãos à obra!”, conta.
Foram cerca de três horas por dia, durante duas semanas, só dedicadas às artes, entre o desenho, tesouradas e colagens.
Transpôs a sua própria página do Facebook para o papel, com todos os detalhes pessoais, profissionais, as fotografias, os amigos e até a janela de notificações.
Documentou o processo em fotografias – acabou com 316 imagens – e passou à produção da sequência num stop motion rústico.
O vídeo “demorou dois ou três dias, incluindo a escolha da música”, já que foi tudo levado aos detalhes, para que “não se tornasse aborrecido”, conta.
O objetivo foi cumprido. A divulgação foi feita em várias plataformas e atingiu um nível viral, surpreendendo a própria Sofia.
“Recebi elogios e comentários positivos, sei que houve e ainda há muita gente a partilhar o vídeo, notadamente muitas pessoas que não conheço. O feedback tem sido inacreditável”, desabafa a jovem.
Propostas de emprego, no entanto, não têm sido tão abundantes. “Recebi alguns contatos mas infelizmente ainda não houve nenhuma proposta em concreto”, explica.
Mas Sofia garante: “a esperança é a última que morre”.
Com JPN
Looking for a job Christmas
http://www.youtube.com/watch?v=ZNiFLdHol6w