Volante igual ao dos carros substitui manche de helicópteros
IDEIA FACILITA PILOTAGEM POR MOTORISTAS
Tudo caminha para que, num futuro próximo, veículos compactos inspirados nos drones, como os tri e quadricópteros de pequenas hélices, sejam a alternativa de transporte aéreo pessoal.
É com essa perspectiva que os engenheiros do projeto europeu MyCopter (Meu Helicóptero) trabalham agora no desenvolvimento de uma mistura de automóvel voador com helicóptero.
Como pilotar é complicado, a equipe criou um sistema de controle para helicópteros que substitui o manche por um volante, tornando os helicópteros tão fáceis de controlar quanto os carros.
Atualmente, o treinamento de um piloto de helicóptero envolve a capacitação para manipular quatro eixos de controle, necessários para que a aeronave mantenha uma posição estável no ar.
Isto requer habilidade, conhecimento e muita concentração. A migração do manche para o volante usa capacidades que a maioria das pessoas já desenvolveu ao aprender a dirigir automóveis.
A simplificação foi possível com a introdução de um elevado grau de automação no controle da aeronave. O piloto só precisará apertar o acelerador e o freio, e controlar a direção pelo volante.
As funções de subida e descida, segundo os técnicos sediados no Instituto Max Planck, na Alemanha, serão realizadas por uma alavanca lateral, similar a um freio de mão dos carros.
O sistema, já testado em simuladores e em um helicóptero experimental, inclui um sistema anticolisão, tecnologias de desvio automático de obstáculos, planejamento de rota e voo em formação, tudo isso a fim de facilitar o tráfego urbano dos veículos aéreos pessoais.
Um dos objetivos do projeto é que as futuras redes de trânsito aéreo permitam que os veículos viajem diretamente entre dois pontos, eliminando as vias congestionadas.
Isto será possível graças a um sistema centralizado de planejamento de rotas, que conduzirá cada veículo pelo seu roteiro, ajustando o momento da partida e a velocidade para evitar colisões.
As viagens diretas ponto a ponto também prometem economizar combustível e ajudar a reduzir o para-e-anda do trânsito, responsável pelo desperdício de grandes quantidades de energia.
Clique nas imagens para ampliar e nos links sublinhados para saber mais.