A evolução do design do carro antigo até o automóvel do futuro
AS CARRUAGENS VIRARAM VEÍCULOS AUTOMOTORES
No passado, a elegância era o mais importante e as carruagens simplesmente espetaculares. Com o tempo, a indústria automotiva foi evoluindo e os carros começaram a ser maiores e com design arrojado. Nem sempre foram confortáveis e potentes, mas a evolução dos veículos, como os seminovos Hyundai, criou um verdadeiro estilo de vida.
O inventor francês Nicholas Joseph Cugnot apresentou, pela primeira vez no ano de 1769, um triciclo com rodas de ferro e estrutura de madeira movido a vapor, com uma espécie de tanque na frente. Evidente que se tratava de um design bem rústico se comparado aos seminovos Hyundai atuais, por exemplo. Mas para aquela época representava algo verdadeiramente mágico.
Acontece que naquele século a imaginação dos inventores estava mais voltada para a utilidade do veículo e não tanto para o design. Era um tempo em que as pessoas se movimentavam em carruagens puxadas por cavalos e essas carruagens eram o meio de transporte por excelência. Nada que se assemelhasse nem sequer aos carros Hyundai usados!
Tudo o que se procurava naquela época era inventar um veículo que não precisasse da propulsão de um animal. Desse modo, surgiu o modelo pioneiro de Nicholas Joseph Cugnot, que ele reconstruiu no ano de 1771 depois de ter sofrido uma batida contra uma parede de tijolos. O design era parecido com um trator, pesando nada menos que 4,5 toneladas.
Daquele modelo de veículo aos Hyundai usados ou novos e os carros modernos que hoje em dia circulam pelas ruas, houve uma radical transformação:
CARROS CONVERSÍVEIS
No ano de 1886 foi criado o primeiro carro com motor a gás, por conta de Karl Benz, um empresário alemão. Era um veículo totalmente diferente do design daquela época, pois era como um triciclo com grandes rodas de muitos raios, que não tinha cabine e sim um selim.
Com o passar dos anos o mundo foi se transformando e, com ele, o design automotivo. Entre 1820 e 1840, mesmo vivendo um período evolutivo muito importante, a política do governo inglês levou a apoiar o crescimento ferroviário no lugar do transporte privado.
Em 1866 o alemão Gottlieb Daimler criou o primeiro carro com motor a combustão interna. O design era fino e delicado, com quatro rodas, uma cabine fechada, capô alongado e parabrisas para proteger os viajantes.
Era o início de uma nova fase para o transporte, que contava com Gottlieb Daimler e Karl Benz como idealizadores de carros mais confortáveis e elegantes.
VEÍCULOS CLÁSSICOS
As décadas de 1920 e 1930 representam a era de ouro dos carros clássicos. Esses veículos são, hoje, verdadeiras joias da indústria automotiva. Naquele período, as pessoas com situação econômica privilegiada se locomoviam em veículos imponentes, fabricados com design luxuoso especialmente para esses clientes.
O AUGE NO SÉCULO XX
O século XX foi realmente o auge da indústria automotiva. Homens como Louis Renault e Henry Ford transformaram o carro em uma necessidade, muito além do luxo. O grande sucesso eram os modelos em série. No entanto, depois de alguns anos, os clientes começaram a ficar entediados com os mesmos designs.
A General Motors então passou a fabricar novas versões a cada ano. Desse jeito, as vendas aumentaram. Esse tipo de negócio fez com que as grandes marcas automotivas começassem a fabricar chassis mais leves para conseguir novas soluções estéticas.
É possível afirmar que desde o ano de 1935, o design dos carros, de um modo geral, é modificado de acordo com o que o consumidor quer, mais do que pela melhora motriz. A partir da década de 1950 a preocupação com o design ganhou ainda mais força, porque as pessoas desejavam possuir carros bonitos.
Assim, a linha esportiva foi ganhando espaço e surgiram designers até hoje famosos, como por exemplo Ferdinand Porsche, Ferrucio Lamborghini, Enzo Ferrari e Gordon Buehrig, entre outros.
OS CARROS DE HOJE
Na atualidade, o design de um automóvel é um dos fatores mais importantes para a compra. A estética de um carro, bem como a tecnologia, influencia os clientes na hora de adquirir um veículo.
As linhas dos veículos modernos são suaves, melhorando a aparência. Com um conceito futurista, os detalhes mais estilizados estão em primeiro lugar. Hoje em dia os carros mais vendidos não são os robustos, mas aqueles que possuem um design moderno, tanto no exterior quanto no interior, e que ofereçam máximo conforto aos passageiros.
Além do mais, a fabricação de carros elétricos e híbridos permite que os modelos agora sejam mais leves, mantendo o conforto e a segurança.
* Clique nas imagens para ampliar e nos links destacados (em azul) no texto para ver e saber mais.