A incrível fabricação de uma caneca de cerveja tradicional
AUTÊNTICA JOIA DA ARTE DA METALURGIA
Esse vídeo é para quem gosta de saber como são feitas as coisas, no caso as tankards, tradicionais canecas de cerveja que garantem o charme de se beber uma autêntica ale nos pubs ingleses.
É incrível assistir como nascem os copos, que lembram uma jarra metálica secular – manufaturados com pewter (pronuncia-se pilter), uma liga de estanho, cobre e antimônio isenta de chumbo.
Além da história da caneca estampada na chapa cônica, chama a atenção o fundo transparente com a réplica de uma antiga moeda de xelim. E por que o dinheiro fica confinado entre discos de vidro?
Reza a lenda que era uma maneira de se recusar o Xelim do Rei – The King’s Shilling – ou a convocação remunerada para o exército ou marinha britânica, que se concretizava irremediavelmente quando um emissário real jogava o pagamento dentro da caneca de algum bêbado distraído.
Com o truque, o pinguço podia ver a moeda no fundo do copo e recusar a bebida à frente de todos, única maneira de evitar o recrutamento para o serviço militar obrigatório.
Além disso, nas brigas de bar o primeiro soco era desferido quando o “alvo” levava o enorme o caneco à boca; o fundo de vidro, então, permitia vigiar o agressor, prevenindo ataques de surpresa.
Uma outra história é que a transparência garantia ao apreciador julgar a qualidade da bebida pela cor, renunciando à cerveja aguada como as pilsen que nos empurram pela goela nos dias atuais.
Enfim, folclore à parte, o que interessa mesmo é assistir ao maravilhoso processo de fabricação das tankards, autênticas joias da arte da metalurgia. Cheers, um brinde a elas!
Clique nos links sublinhados para saber mais.
Realmente o proceso é maravilhoso! Muito interessante! Parabéns pela postagem!
Gratos, Wagner, pela atenção. Abs