Achada ‘aranha’ com pernas medindo 33 centímetros de comprimento
GIGANTESCA ENVERGADURA
Do blog ECOnsciência
Para nós, leigos, certos achados biológicos só têm graça quando nos projetamos nas características dos animais estudados.
É o caso do tronco de uma minúsculo ser parecido com uma aranha que mede 1 cm de comprimento mas inacreditáveis 33 cm de uma ponta à outra das patas.
Traçando um hipotético paralelo com o corpo humano médio, seria possível imaginar uma envergadura equivalente a 33 metros.
O bacana neste delírio é a maravilhosa estrutura mecânica criada pela Natureza para dar suporte e mobilidade a braços tão longos.
Piração? Enfim… uma espécie ainda desconhecida de opilião, com pernas incrivelmente longas, foi encontrada em uma caverna do Laos.
Opiliões são invertebrados de 8 pernas da classe Arachnida. Ao contrário das aranhas, eles não tecem teias e não possuem veneno.
O bicho foi coletado por Peter Jager, do Senckenberg Research Institute, durante as filmagens para uma série de TV na província de Khammouan.
De acordo com Jager, a amostra ainda precisa ser identificada para saber qual espécie se trata.
Ele queria batizá-la com um nome científico, mas a brasileira Ana Lúcia Tourinho, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, sugeriu que a espécie pode ser do gênero Gagrella.
Espécies de artrópodes com crescimento exagerado são frequentemente encontradas em sistemas de cavernas.
“Que mecanismos ou quais os fatores que são responsáveis por essa frequência de gigantismo ainda é algo incerto”, diz Jager.
Felizmente parece existir uma limitação em torno do crescimento; talvez por problemas no fornecimento de oxigênio.
Com Jornal Ciência
Filmei exemplar com as mesmas características da foto acima em Iguape, litoral sul – SP, neste verão. Chama a atenção a envergadura das patas, realmente muito longas em relação ao corpo que aparentemente sem abdomem (cefalópode?) a torna exótica; estava ao ar livre numa instalação da Sabesp. Foram duas observações: a primeira no lado externo da construção aparentemente pouco menor que o segundo exemplar filmado dentro de outra instalação no mesmo terreno… o dia estava bem quente, claro e seco. Posso enviar o vídeo se for importante… Abraço a todos.
Puxa, que legal, Paulo, uma experiência realmente invejável. Adoraríamos receber o vídeo, para compartilhar aqui, se possível. Gratos pela gentileza e atenção.
Boa tarde Paulo,
Estava em Ubatuba, com minha família a passeio, brincando com meu filho, e mostrando os insetos da mata ao lado da casa em que estava, me deparei com esse inseto que parece uma aranha com o corpo bem pequeno de barbeiro sem asas.
Achei super interessante retirei ele com cuidado para não machucar e coloquei no chão para olhar melhor, depois de olhar e admirar com meu filho de um ano e quatro meses coloquei no mesmo local encontrado.
Não era uma caverna e sim ao ar livre em um tempo chuvoso.
Não tirei fotos nem fiz vídeos, mas lembrei dela hoje e vim pesquisar e me deparei com estas informações!