Achado símbolo do punho cerrado erguido perto de um castelo
GESTO MILENAR DE DESAFIO E RESISTÊNCIA
O punho cerrado erguido, todo mundo conhece, simboliza apoio e solidariedade, sendo também utilizado como uma saudação para expressar unidade, força, desafio ou resistência.
O gesto remonta a antiga Assíria quando demonstrava inconformidade frente à violência. Hoje em dia é usado principalmente por ativistas políticos e sociais, progressistas e pacifistas.
A mão fechada costuma ser reproduzida em grafittis, banners, cartuns, tatuagens, camisetas e até variadas linhas de joalheria – veja, por exemplo, o moderno pingente abaixo.
Curiosamente, um raríssimo artefato de metal semelhante foi descoberto nas imediações do castelo medieval Raseborg, localizado na aldeia de Snappertuna, na Finlândia.
Acredita-se que alguma pessoa influente, possivelmente um militar de alta patente ou membro da nobreza, tenha perdido a peça durante uma batalha ocorrida em torno de 1450.
De acordo com arqueólogos e historiadores, apenas alguns poucos indivíduos selecionados eram autorizados a ostentar um verdadeiro e consagrado símbolo de poder como este.
Clique nas imagens para ampliar e nos links sublinhados do texto para saber mais.