Ainda este ano a ‘carne artificial’ pode começar a ser produzida
PROTEÍNA DE LABORATÓRIO
Do blog ECOnsciência
Uma maneira de criar carne articial em laboratório foi anunciada por pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda.
O alimento sintético, além de ser capaz de resolver o problema da fome no mundo, também diminuiria os impactos no meio ambiente por reduzir o sofrimento dos animais.
Segundo Mark Post, líder do projeto, em entrevista à revista científica Food Safety News, a expectativa é iniciar a produção ainda em 2012.
Criada a partir de células musculares, a carne artificial é parte de uma iniciativa financiada pelo governo holandês.
O grupo de Post também recebeu uma doação anônima no valor de 300 mil euros e tem como grande desafio descobrir uma forma de produzir o produto para distribui-lo em grande escala e reduzir os custos de fabricação.
A Universidade de Maastricht, porém, não é o único local onde pesquisas sobre o assunto estão sendo realizadas. Mais de 30 equipes de pesquisadores de carne artificial estão espalhadas pelo mundo.
Uma delas está localizada no Brasil e é liderada pelo cientista Vladimir Mironov.
O grupo PETA, que luta pelos direitos dos animais, ainda oferece uma recompensa de US$ 1 milhão para o cientista que conseguir produzir carne de frango em laboratório até 2016.
Via TecMundo