Anúncio usa o ‘beba com moderação’ para aumentar consumo de cerveja
EFEITO INVERSO NA MALANDRAGEM PUBLICITÁRIA
O anúncio da marca de cerveja veiculado no norte do país não foge à regra geral do que se vê em todo o território nacional: é de gosto pra lá de duvidoso e não faz justiça ao reconhecido paladar da bebida.
O problema é que a Cerpa exibe a publicidade da sua versão Gold com a recomendação “beba com moderação”. O aviso é utilizado explicitamente como slogan para aumentar o consumo de cerveja, não por preocupação com a saúde das pessoas. É óbvio demais.
Como norma, a advertência — ou frase educativa — deve ser usada de maneira obrigatória ao fim de todas as propagandas de bebidas alcoólicas, por determinação do Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
Neste caso, ainda que cautelosamente, o órgão identificou “indícios de irregularidades éticas” e abriu processo.
A principal peça da campanha é um vídeo que está no ar na TV há um mês, cujo protagonista é o personagem Tony Moderação, que aparece rodeado de amigos, mulheres e cervejas.
Ao final do vídeo, as mulheres gritam “Beba com moderação”. O comercial é exibido no Pará, sede da Cerpa, e no Maranhão.
O Conar informou que “não aceita que se atribua o sucesso de alguém ao consumo de álcool”. O julgamento será no dia 18.
OUTRO LADO
O publicitário Paulo Mello, da Dahás Comunicação & Marketing, responsável pela campanha, negou intenção de “menosprezar ou brincar em cima da coisa séria que é a responsabilidade social”.
O diretor comercial da Cerpa, Ibrahim Dahás, disse que a campanha quis despertar as pessoas para o consumo responsável sem que seja “de forma tão formal”.
Ele disse querer um consumidor com longevidade. “Quanto mais pessoas sofrerem acidente por consumir bebidas alcoólicas, menos consumidores nós teremos”.
Fonte