Arma dos ambientalistas contra a BP: o redesign da logo
Os prejuízos da British Petroleum não se resumem a dezenas de bilhões de dólares e processos judiciais a que terá que responder pelo gigantesco vazamento de petróleo ocorrido no Golfo do México, de longe o pior desastre ambiental da história dos EUA.
Tão grave quanto tudo isso é o novo abalo na imagem da empresa, desta vez promovido pelo site LogoMyWay, que congrega uma enorme comunidade de designers composta por cerca de 8 mil membros espalhados pelo mundo.
Como forma de protesto foi lançado um concurso para o redesign do logotipo da BP onde ficasse claramente caracterizada a responsabilidade da empresa no próprio vazamento do óleo, na morte de animais e seres humanos, e na incompetência dos seus executivos.
A adesão dos artistas ao movimento foi imediata e já contabiliza mais de 1 mil 200 logos redesenhadas. Entre as de maior destaque encontra-se a criada pelo designer australiano Gremlin, que mixou a marca com uma das mais tenebrosas imagens do século passado.
Não podia ser pior. A nova logo remete ao flagrante obtido pelo fotógrafo Eddie Adams, da agência de notícias AP (Associated Press), no exato momento em que o general Nguyen Ngoc Loan, do Vietnã do Sul, executa à queima-roupa um prisioneiro inimigo, imobilizado, com as mãos amarradas e sem oferecer qualquer resistência.
Na época, tal ato chocou o mundo e principalmente a opinião pública estadunidense. A cruel imagem percorreu o planeta e foi usada como arma propagandistica contra a ofensiva militar norte-americana e sul-vietnamita contra o vizinho do Norte. Transformou-se em símbolo de uma guerra estúpida, que se estendeu de 1959 a 1975 e que culminou com a derrota fragorosa e humilhante dos EUA.
A intenção de Gremlin e seus companheiros, portanto, é abalar a imagem de uma empresa acusada de dezenas de violações ambientais e que recentemente, em 2000, chegou a substituir sua antiga logo pelo girassol verde e amarelo – copiado do Partido Verde canadense – ao anunciar seu “comprometimento com investimentos em fontes alternativas de energia e práticas ambientalmente saudáveis”.
Era mentira. Como se viu após o vazamento de 800 milhões de litros de petróleo nas águas do Golfo, na realidade a BP jogava para o público com a mais genuína prática do greenwashing, onde mascarava até o limite da irresponsabilidade a má conduta ambiental. A pesada conta começou a chegar agora, pelo menos pelas mãos dos artistas.
Todas as 1 mil 200 e tantas logos estão disponibilizadas aqui.
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Não criticando a intenção do redesenho da logo da BP, mas apenas para enriquecer o conteúdo à respeito da referida foto, leiam os dois links abaixo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nguyen_Ngoc_Loan
http://fotojornalismojf.wordpress.com/2008/02/11/revelada-historia-por-tras-da-fotografia-mais-emblematica-do-vietna/