Ativistas Anonymous solidários com WikiLeaks somos todos nós
Sob este nickname várias pessoas ao redor do mundo coordenam ataques a empresas que cedem à brutal pressão do governo dos EUA para asfixiar financeiramente o WikiLeaks.
Por Criton Mendes *
Em sua última declaração pública, o WikiLeaks é o primeiro e único grupo de pessoas a identificar Anonymous corretamente:
“Anonymous não é um grupo, mas sim um ajuntamento de pessoas da Internet.
Ambos, Anonymous e a mídia que faz sua cobertura, estão conscientes da falta de uniformidade entre os indivíduos deste agrupamento.
Isso, no entanto, não quer dizer que a estrutura de comando de Anonymous esteja falhando por uma razão simples: Anonymous tem uma estrutura de comando informal e descentralizada que opera sobre ideias muito mais que sobre diretivas.
Não acreditamos que um movimento similar a esse exista no mundo hoje, e como tal, temos que aprender na base da tentativa e erro.
Estamos agora no processo de melhorar a comunicação de alguns valores fundamentais aos átomos individuais que constituem Anonymous – nós também queremos aproveitar esta oportunidade para comunicar uma mensagem à mídia, de tal forma que o cidadão da internet médio possa saber quem nós somos e o que representamos.
Anonymous não é um grupo de hackers. Nós somos todos cidadãos médios da internet, nós mesmos, e nossa motivação é um senso coletivo de estar sendo alimentados com todas as pequenas e grandes injustiças que nós testemunhamos todos os dias.
Nós não queremos roubar sua informação pessoal, ou seus números de cartão de crédito. Também não queremos atacar a infraestrutura crítica de companhias como Mastercard, Visa, PayPal ou Amazon.
Nossa meta atual é aumentar a conscientização sobre WikiLeaks e os métodos abusivos empregados pelas companhias acima para impedir a habilidade de Wikileaks de funcionar.”
* No blog do Luis Nassif