Bebida causou 112 milhões de acidentes de trânsito nos EUA
CAMPANHA EM DECORAÇÃO DE BAR
Do blog HotGaragem
Os Estados Unidos são os campeões mundiais em número de veículos automotores — com cerca de 214 milhões de unidades em circulação — e, também como consequência disto, os líderes em número de acidentes de trânsito.
Bem, até aí nenhuma novidade. Porém, o que surpreende é saber que o equivalente à metade da frota norte-americana esteve envolvida em acidentes causados, unicamente, pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Em 2010, o hábito de dirigir alcoolizado causou nada menos que 112 milhões de sinistros por aquelas bandas, algo como 300 mil por dia, segundo o Centro para o Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Esta conduta irresponsável causou cerca de 11 mil mortes.
No entanto, o CDC revela que o número de acidentes nos quais estão envolvidos a direção sob embriaguez caiu 30% durante os últimos 5 anos. Em 2006 foram registrados 161 milhões de acidentes do tipo, uma tendência que continuou em declínio desde então.
Os homens, como acontece por aqui, foram responsáveis por 81% dos casos registrados em 2010 nos quais o motorista superava as taxas de álcool permitidas no sangue. Entre 21 e 34 anos, esses homens, que representavam apenas 11% da população, foram responsáveis por 32% de todos os acidentes.
É considerado consumo excessivo do álcool quando se ingere em pouco tempo cinco ou mais doses de bebidas alcoólicas no caso dos homens e quatro ou mais no das mulheres. Nos EUA, a venda de bebidas desse tipo é proibida para jovens menores de 21 anos que desde os 16 já podem dirigir.
A imagem que abre o post é de uma iniciativa original da Paraquad, associação de paraplégicos e tetraplégicos do sul da Austrália. Para aumentar a conscientização sobre as consequências negativas de beber e dirigir, acrescentou réplicas de rodas para cadeiras regulares em bares para fazê-las parecer com cadeiras de rodas. (veja mais aqui)
Origem
* * *