Cabeça de sementes da Flor de Lótus inspira escultura de pewter
SIMBOLISMO DA FLOR DE LOTUS EM VÁRIAS CULTURAS
Nem todo mundo imagina que o pewter com que produzimos nossas bijuterias também pode ser utilizado na fabricação e montagem de peças de grande porte, como esculturas e painéis de parede.
As chamadas cabeças de sementes da flor de lótus seca, por exemplo, serviram de inspiração para um artista chinês criar uma obra capaz de agradar a todos os adeptos e praticantes do Feng-Shui.
Depois de laminados e frisados, os módulos que compõem o buquê floral da liga de estanho semelhante à prata receberam milhares de furos que remetem aos nichos reprodutivos do exótico vegetal.
A flor de lótus é uma espécie aquática, com muitos significados em países orientais, especialmente no Japão, Egito e Índia. Sagrada, é um dos símbolos mais antigos e profundos do planeta.
Nos ensinamentos do budismo e hinduísmo, a flor de lótus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e mente.
O seu significado começa literalmente pelas raízes, mergulhadas em meio à lama e ao lodo de lagos e lagoas. Este tipo de lírio d’água vai subindo à superfície para florescer com notável beleza.
O simbolismo, então, está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão para se abrir tão limpa, tão bonita e tão especial para tantas pessoas.
Clique nas imagens para ampliar e nos link destacados no texto para ver e saber mais.